A Maria Fumaça está de volta a Corupá! Veja como agendar um passeio

Por: Elissandro Sutil

02/10/2018 - 07:10 - Atualizada em: 02/10/2018 - 13:23

Corupá celebra sua entrada oficial para o roteiro do passeio turístico do trem Maria Fumaça, que passará a ocorrer mensalmente, integrado às cidades de Rio Negrinho e São Bento do Sul. No último domingo (30), foi realizado o passeio inaugural da nova rota.

O momento foi brindado com champanhe, já que há cerca de 25 anos os passeios de trem deixaram de ocorrer com regularidade em Corupá.

Para o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Corupá Juliano Millnitz, é difícil mensurar o que essa atração representa, por ser um considerada um forte produto de cunho turístico.

“Foi uma luta dessa Administração trazer o trem de volta a Corupá, após mais de 20 anos. Essa atração sempre causa o mesmo impacto, com disputa de ingressos. Para os pais, é o retorno ao passado, para as crianças, representa uma novidade”, destaca o secretário.

Segundo Millnitz, os passeios possuem uma característica importante, que é a regionalização do turismo.

Locomotiva Mikado 760 foi fabricada em 1945, pela Badlwin | Foto Divulgação/Áurea J. Arendartchuk

Aproximadamente 200 pessoas acompanharam o passeio inaugural do domingo passado. O trem partiu de Corupá, avançando lentamente pela bela paisagem da Serra do Mar, com suas cachoeiras, plantações, mata, pontes e túneis.

Em São Bento do Sul, houve a inauguração da reforma e melhoria da estação ferroviária do bairro Serra Alta, batizada de Centro Turístico Cultural Ferroviário Osmar Anton Mallon, e do Museu da Música Maestro Pedro Machado de Bitencourt.

O espaço conta com um acervo ligado à história musical de São Bento, como instrumentos, quadros, fotos, partituras, discos, toca-discos e acessórios.

Decoração da década de 1940 proporciona uma viagem no tempo | Foto: Divulgação/Áurea J. Arendartchuk

A locomotiva a vapor usada para o passeio entre Corupá e Rio Negrinho é a Mikado 760, de fabricação da Badlwin, em 1945.

O passeio de Maria Fumaça percorre cerca de 60 quilômetros com opções de saída de Corupá ou de Rio Negrinho e duração da viagem de trem de até 6 horas, contando com as paradas. Após o trajeto, o retorno dos passageiros para o local de embarque é feito de ônibus.

Próximas viagens

Maria Fumaça será atração mensal em Corupá | Foto: Divulgação/Áurea J. Arendartchuk

As duas primeiras viagens de Maria Fumaça para turistas e moradores da região estão agendadas para os dias 13 e 14 de outubro.

No sábado (13), o passeio de trem sai de Rio Negrinho de manhã passa por São Bento do Sul com parada para almoço típico e chegada em Corupá à tarde.

No domingo (14), a locomotiva sai de Corupá e segue para Rio Negrinho e também oferece opções de alimentação e passeio.

Pacotes para as próximas experiências a bordo da locomotiva já estão sendo comercializados | Foto: Divulgação/Áurea J. Arendartchuk

Os valores variam de R$ 159 a R$ 223 por pessoa. Mais detalhes sobre o que oferece cada pacote podem ser consultados com os credenciados para comercialização.

Em Corupá, os pacotes podem ser adquiridos na Destino Agência de Viagens & Hostel, por meio do telefone (47) 99924-4064, ou pelo site da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) .

Quer receber as notícias no WhatsApp?