A manifestação artística de Mateus Bailon

Escadas e guinchos ajudam os artistas a chegarem nas alturas para, com cuidado, pintar cada uma das obras no exterior da Scar - Fotos: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/04/2016 - 04:04 - Atualizada em: 06/04/2016 - 09:31

Pássaros que voam de um saxofone, no ritmo ditado pela instrumento. Mesmo sendo uma pintura, o som flui naturalmente para quem observa o trabalho que colore uma das paredes da Scar (Sociedade Cultura Artística). A obra, assinada pelo catarinense Mateus Bailon, é apenas um dos grafites que estão sendo impressos nas paredes do Centro Cultural, como forma de celebrar os 60 anos da entidade e difundir a manifestação artística no município.

Ao lado dos paulistas Rafael Sliks, Ricardo AKN, Mauro Neri e Enivo, Bailon dá nova vida ao prédio. Nascido em Balneário Camboriú, conta que desde a infância teve interesse por criação e gostou de se expressar através da arte de desenhos. “Comecei a pintar ainda em Itajaí, mas me senti meio solitário”, lembra. Por perceber que era esse o caminho, Bailon decidiu se mudar para São Paulo.
Hoje, aos 31 anos, ele soma diversos trabalhos em solo paulista, além de exposições em Londres, Manchester (Reino Unido), Saint Denis (França), e Barcelona. Suas maiores inspirações são a natureza, a leitura de diversos assuntos, desde ciência até mitologia, arte japonesa e oriental.

Bailon afirma ter ficado muito feliz ao receber o convite para integrar o coletivo que realiza a intervenção artística, já que planejava executar ainda neste ano um trabalho no estado onde nasceu. “O último mural que eu fiz em Itajaí faz uns dois anos e estava projetando criar algo aqui. Além disso, esse trabalho foi um desafio já que é um dos maiores murais que pintei”, conta. Ele se inspirou na música para criar a obra, agora presente na parede da Scar. Além disso, os pássaros pintados são criações do próprio artista, que realizou uma extensa pesquisa sobre aves. “Acho o sax um instrumento muito bonito, tanto na estrutura quando o som. Como trabalho com pássaros há muito tempo, achei interessante usar isso que o pássaro simboliza, toda a transcendência e liberdade, criando a metáfora de se libertar através da atividade criativa, através da música e se expressar da maneira mais pura e transparente possível”, enfatiza.

As pinturas do artista catarinense e dos paulistas serão inauguradas nesta sexta-feira (8), em um coquetel no Centro Cultural Scar. A ação está marcada para às 18 horas e é aberta ao público em geral.

https://youtu.be/62K8ba53C38

2016_04_05 SCAR Grafiteiros - em

Com inspiração na natureza, catarinense Mateus Bailon apostou na música e na sua libertação ao criar obra

 

Conheça os demais artistas que participam do projeto

Rafael Sliks
Fortemente afetado pela textura da cidade, sua degradação pelo tempo e pela poluição, seu trabalho é a síntese de experimentações que passam pela cor, espessura dos traços, cruzamentos entre o micro e o macro na composição, e passagem do suporte do muro para a tela.

Ricardo AKN
Com um trabalho rico em cores, onde suas formas de pintar com três ou quatro camadas dão a impressão de tridimensionalidade, AKN começou no mundo das pinturas fazendo traços em muros e fachadas em SP. Agora ele faz as primeiras experimentações em suportes tradicionais como a tela.

Mauro Neri
Grafiteiro, artista plástico e educador. É criador do Agentes Marginais, coletivo que promove intervenções artísticas na periferia de São Paulo, e do projeto Cartograffiti. As inscrições “Ver a cidade” e suas vertentes assim como os clássicos personagens esguios carregando casinhas amarelas nas costas podem ser vistos nos quatro cantos da cidade.

Enivo
Tem trabalhos espalhados por SP, RJ e Boston. Além da arte livre-expressiva nas ruas e no ateliê, já ilustrou campanhas publicitárias e decorou diversos lares e empresas. Graduado em Artes Plásticas pela Faculdade Paulista de Artes, ele é conhecido por retratar personagens indicados como filhos da rua, os suburbanos.

• Com informações dos sites dos artistas e assessoria de imprensa Scar