A elaboração do TCC

Por: OCP News Jaraguá do Sul

23/05/2023 - 11:05 - Atualizada em: 24/05/2023 - 08:46

O Trabalho de Conclusão de Curso consiste em um dos momentos essenciais na vida acadêmica dos estudantes universitários. Por sua vez, o TCC pode representar o marco de um ciclo de estudos e o começo de novas fases no quesito profissional. Para muitos, como fazer TCC pode ser um tanto quanto desafiador, uma vez que pode exigir planejamentos e organização da rotina pessoal.

Para que seja possível, no entanto, iniciar a escrita de um TCC é fundamental que o aluno possa escolher um tema de seu interesse. Por essa razão, os primeiros passos para a elaboração de um TCC consistem na escolha e na definição de determinado tema de interesse de cada um dos estudantes.

Pois bem, se faz imprescindível que a escolha do tema tenha relevância para a área de estudos além de também poder despertar a curiosidade de cada aluno. Além do mais, no momento em que a escolha do tema esteja de acordo com os interesses de cada estudante é possível facilitar todo o processo de elaboração do trabalho durante a etapa de pesquisa e coleta de dados.

Em uma segunda etapa é imprescindível a definição dos objetivos e de quais metodologias serão aplicadas durante a elaboração do projeto. Ainda que a escolha do tema já tenha sido feita, também é necessário definir quais serão cada um dos objetivos do trabalho. O que será que cada estudante pretende alcançar durante a elaboração de sua pesquisa além de definir quais serão as perguntas que devem ser respondidas.

Acima de tudo, é de grande importância ter a clareza sobre todos os pontos para que cada aluno possa evitar a dispersão durante a pesquisa e, por fim, a escrita de seu TCC. Pois bem, para a definição das metodologias que poderão ser aplicadas no TCC e, com o intuito de alcançar os propósitos que foram determinados no início do projeto, é fundamental delimitar qual será o campo de estudo que será abordado.

Como organizar o Trabalho de Conclusão de Curso

Por sua vez, é de grande relevância o entendimento do conceito de TCC, uma vez que é um trabalho que deve ser feito durante a conclusão de um curso de caráter universitário.

Para a sua realização, é essencial a coleta das mais diversas informações por meio de revisões bibliográficas e de pesquisas empíricas (se aplicável), além de também ser importante a organização de tais informações coletadas previamente de uma maneira coerente e clara. Além de tudo isso, todos os textos devem estar de acordo com as normas da ABNT e dentro da norma padrão da língua portuguesa.

Pois bem, é imprescindível que os trabalhos de conclusão de curso estejam dentro de uma estrutura lógica e que cada informação esteja disposta de um modo que os seus leitores possam compreender os argumentos de um modo claro e objetivo. Para que isso possa acontecer, é preciso o emprego das mais variadas técnicas de redação que podem ocorrer a partir da organização dos parágrafos de um trabalho. Além de também poder envolver a predefinição de cada tópico, o emprego dos subtítulos e da construção de frases com coerência.

Por fim, é fundamental a realização de uma revisão cuidadosa, uma vez que esta consiste em uma das etapas mais importantes de todo o processo de elaborar o TCC. Veja bem, é nela que ocorre toda a correção de gramática e dos erros de ortografia, ao levar sempre em consideração a coerência e a consistência dos argumentos que foram elaborados.

Ainda assim, outro processo que faz parte da etapa final do TCC é a revisão bibliográfica que deve ocorrer de modo amplo ao incluir as obras principais que foram citadas e que fazem parte da esfera de estudos escolhida pelo aluno.