Confira a previsão do tempo para esta quarta (20) e quinta-feira (21)

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/01/2016 - 09:01 - Atualizada em: 20/01/2016 - 14:28

Quarta-feira (20): Mais um dia seco e ensolarado em Santa Catarina com temperatura em rápida elevação durante o dia, em todas as regiões. Vento sudeste, com variação para nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco. Sistema de alta pressão (massa de ar seco) no Sul do Brasil.

Quinta-feira (21): O tempo mais seco e o sol ainda predominam em boa parte do Estado. Porém, as nuvens aumentam no decorrer do dia no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, com chance de chuva isolada e passageira no período no noturno. Temperatura amena durante a noite, nas áreas serranas. Em rápida elevação durante o dia, em todas as regiões. Vento sudeste, com variação para nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco.

Jaraguá do Sul e região:

Quarta-feira (20): mínima de 19º e máxima de 33º

• MANHàEnsolarado. • TARDEEnsolarado.  • NOITECéu estrelado. 
Quinta-feira (21): mínima de 21º e máxima de 32º
• MANHàSol com aumento de nuvens. • TARDE Sol com muitas nuvens. • NOITE Pancada de chuva isolada. 
anima20
Descrição da imagem de satélite: 20/01/2016 05h35min

Mais nuvens e condição de chuva (em tons de branco e verde na imagem de satélite) em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espirito Santo, em associação à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e uma frente fria no oceano. No norte da Argentina, Paraguai, Uruguai, Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo, presença de poucas nuvens, devido a uma extensa massa de ar seco (tons mais escuros na imagem). Esse sistema favorece o céu claro em Santa Catarina.
ultima20

Descrição da escala de cores da Imagem de Satélite:

cores tempo

As cores nas imagens de satélite representam a temperatura do topo das nuvens.
O preto indica a ausência de nebulosidade e, quanto mais destacado, menor a umidade relativa do ar.
O branco e cinza estão associados à presença de nuvens baixas, as quais podem estar muito próximas à superfície, como os nevoeiros e as nuvens stratus que, por vezes, podem resultar em chuvisco.
O verde está relacionado a nuvens médias e altas, com topos em altitudes superiores a 10km. As médias, como os altocumulus, altostratus e nimbustratus, podem provocar chuva fraca ou moderada. As nuvens altas, como os cirrus, cirrucumulus e cirrustratus, são transparentes e não provocam chuva e nem sombreamento intenso.
O vermelho e o azul indicam a presença de nuvens do tipo cumulunimbus, de grande desenvolvimento vertical e atividade chuvosa intensa.
No caso do azul, maior é a altura do topo da nuvem e grande a chance de ocorrência de granizo e temporal.

Fonte: Epagri Ciram