7% dos brasileiros acreditam que a Terra é plana, segundo uma pesquisa realizada pela Datafolha no começo mês. O levantamento contou com 2.086 entrevistados maiores de 16 anos, em 103 cidades, e foi o primeiro estudo do tipo para estimar quantos no país duvidam da esfericidade do planeta - seriam cerca de 11 milhões de brasileiros.

90% dos entrevistados afirmaram que a Terra é redonda e os outros 3% disseram não conhecer qual seria o formato do globo. A crença de que a Terra seria plana se demonstrou inversamente proporcional à escolaridade: 10% das pessoas que deixaram a escola após o ensino fundamental defendem a tese, contra 6% dos que terminaram o ensino médio e 3% dos que terminaram o ensino superior.

A pesquisa também aponta que a crença é mais comum entre os jovens e os idosos: abaixo dos 25 anos, 7% creem que a terra seja plana, contra 4% daqueles entre os 35 e 44, subindo para 11% entre a população acima dos 60. A região Sul é a que mais acredita em terraplanismo, junto com o Centro-oeste: 8% da população, contra 6% no sudeste e nordeste. No entanto, o Sul tem a menor crença na esfericidade: 88%, contra 89% do Centro-oeste.