63% dos casos de Covid-19 em SC são causados por novas variantes, aponta estudo

Por: Elissandro Sutil

08/03/2021 - 11:03 - Atualizada em: 08/03/2021 - 11:06

Em comunicado publicado na última semana pelo Observatório Covid-19 Fiocruz, pesquisadores alertam para a dispersão geográfica de novas variantes do coronavírus e a alta prevalência delas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país.

Conforme o relatório, 63% dos casos de Covid-19 em Santa Catarina são causados por essas novas mutações do vírus.

De acordo com o Observatório, a alta circulação de pessoas e o aumento da propagação do Sars-CoV-2 favorece o surgimento de ‘variantes de preocupação’ no Brasil, como é o caso da P1, identificada no Amazonas.

O comunicado alerta para um cenário preocupante que alia o perfil potencialmente mais transmissível dessas variantes à ausência de medidas que possam ajudar a conter a propagação e circulação do vírus.

Dos oito estados avaliados neste recorte apenas dois não tiveram prevalência da mutação associada às variantes de preocupação superior a 50%: caso de Minas Gerais, com 30,3% das amostras testadas como positivo para a mutação e, Alagoas, com 42,6%.

Nos demais estados, mais de 50% das amostras foram identificadas com a mutação associada às ‘variantes de preocupação’, conforme o mapa abaixo.

Foto Divulgação

Até o momento, não têm sido observada uma clara associação dessas variantes com uma evolução clínica mais grave, mas estudos adicionais estão em andamento para esclarecer aspectos relacionados com o sequenciamento genético dessas variantes, bem com sua transmissibilidade e o real impacto delas na dinâmica de ocorrência da Covid-19.

Variantes identificadas

  • P1, identificada inicialmente no Amazonas;
  • B.1.1.7, no Reino Unido;
  • B.1.351, na África do Sul.

 

Com informações da assessoria de imprensa