O frio intenso em Santa Catarina deu as caras novamente essa semana. Assim como as pessoas precisam se proteger desse frio, os animais de estimação também. É importante se atentar aos cuidados especiais para proteger o seu cachorro ou gato.

Para garantir que seu pet passe o inverno com conforto e saúde separamos algumas dicas que vão te ajudar a cuidar dele nesse inverno.

1. Banho e tosa

Cães e gatos não precisam parar de tomar banho durante o inverno, mas a atenção tem que ser redobrada. Diminua a frequência de banhos e evite os dias mais frios. Prefira dar banho neles na hora mais quente do dia e, mesmo assim, utilize sempre água morna. Seque-o bem com toalha e secador de cabelo. Verifique, também, se janelas abertas não permitem a entrada de vento gelado.

No caso de cães peludos, a tosa também deve ter atenção especial. Animais idosos, que ficam na área externa da casa ou aqueles com alguma doença não devem ser tosados. Já os animais saudáveis, que praticam exercício regularmente podem ter seus pelos aparados. Leve seu cãozinho ou gatinho sempre em um petshop de confiança para realizar o banho e tosa.

A pelagem do animal ajuda a regular a temperatura do corpo. Na dúvida, evite tosas muito baixas.

2. Alimentação

Apesar de que o inverno nos gera a sensação de sentir mais fome e, consequentemente, comer mais nesta estação, para o seu bichinho de estimação a lógica não funciona assim: o ideal é continuar com a mesma rotina de alimentação, oferecendo a mesma quantidade de comida. Isso evita outros problemas de saúde, como sobrepeso.

3. Vacina

Cães e gatos precisam ser vacinados. Com as temperaturas mais baixas, o sistema imunológico dos animais fica mais sensível a doenças. Confira se as vacinas anuais estão em dia e não se esqueça do vermífugo e dos antipulgas.

4. Exercícios

Os dias mais frios podem desestimular a prática de exercícios, mas ela é importante para o animal e deve continuar mesmo nos dias de frio. Continue passeando com seu cachorro na rua e em parques. A brincadeira dentro de casa também é uma ótima pedida.

5. Filhotes

Cães e gatos filhotes merecem atenção redobrada no inverno. Os filhotes são mais frágeis e os tutores devem ficar atentos ao uso de roupinhas, cobertores e caminhas. Também evite deixar janelas abertas perto de onde seu pet dorme quando está muito frio.

6. Limpeza dos objetos

É preciso também cuidar da higiene do espaço onde o seu pet fica e manter a limpeza em dia dos cobertores, colchonete, cama e brinquedos do seu animal, além dos potes de ração e água.