58 mil pessoas ainda precisam receber a vacina contra a gripe em Joinville

Em 2018, a composição da vacina foi atualizada, acompanhando as mutações do vírus | Foto Divulgação/Internet

Por: OCP News Jaraguá do Sul

18/05/2018 - 13:05 - Atualizada em: 25/05/2018 - 15:51

Na 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a meta da Secretaria da Saúde de Joinville é vacinar 137 mil pessoas do público alvo. Porém, o relatório até a manhã desta sexta-feira (18) indica que pouco mais da metade, 57,55%, recebeu sua dose de imunização. Ainda faltam ser vacinadas 58.152 pessoas.

Por isso, a Secretaria da Saúde reforça a importância das pessoas comparecerem a uma das 54 unidades de saúde, ou na Sala de Imunização da rua Abdon Batista. Também foi aberto um posto estratégico no Centreventos CAU Hansen, que funciona de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h, exclusivamente para a campanha.

A enfermeira do Centro de Vigilância em Saúde, Vera Milan, esclarece que a vacina deve ser feita preventivamente. “A vacina não é contra resfriado comum, mas contra as formas mais graves da gripe, que podem evoluir para pneumonia e até levar a óbito”, alerta. A dose leva de 2 a 3 semanas para ter efeito protetor.

Em 2018, a composição da vacina foi atualizada, acompanhando as mutações do vírus e traz as Cepas A-H1N1, A-H3N2 e o Tipo B. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 1º de junho.

Público-alvo

O público-alvo da campanha de vacinação são as crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da área da saúde e portadores de doenças crônicas. Também devem ser imunizados professores da rede pública e particular, população indígena, indivíduos imunossuprimidos (como pacientes em tratamento contra o câncer), portadores de trissomias (como a síndrome de Down), pessoas privadas de liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas.

*Com informações da Prefeitura de Joinville