A Prefeitura de Jaraguá do Sul informou que, desde segunda-feira (14), de acordo com decreto estadual, o atendimento odontológico eletivo para gestantes voltou à ativa.

Desde o início da pandemia, apenas atendimentos odontológicos de urgência e emergência aconteciam nos postos de saúde.

Com o novo decreto, gestantes que procuram a unidade de saúde têm atendimento tanto do médico quanto do dentista, para acompanhamento em toda a gestação.

A supervisora técnica de Saúde Bucal Cintia Silveira Gargioni explica que o atendimento às gestantes é considerado eletivo essencial. “Ou seja, nas condições sem risco de vida iminente, mas cujo o adiamento prolongado da assistência pode trazer repercussões sobre a saúde geral”, cita Cintia.

Na prática, em Jaraguá do Sul, a gestante que acessar a unidade básica de saúde terá o pré-natal odontológico agendado no mesmo dia do agendamento da consulta com o médico/enfermeiro.

“Desta forma, é possível aproveitar o seu deslocamento à unidade de saúde, para que a gestante tenha acesso, ao menos, à primeira consulta odontológica do pré-natal. Além disso, a gestante poderá ser acompanhada por meio do telemonitoramento, de acordo com a necessidade de cada caso avaliado”, detalha a diretora de Saúde, Silvia Curty.

5 razões para visitar o dentista durante a gravidez

1. Receber os procedimentos necessários para diminuir a placa bacteriana e manter a saúde em dia.
2. Prevenir sangramentos na gengiva, cárie, erosão dental e mau hálito.
3. Melhorar as condições de saúde do bebê.
4. Receber orientações sobre a importância e os cuidados com a amamentação.
5. Aprender como higienizar os dentinhos do bebê.