O coronavírus está mudando a vida de todos nós. Isso deve se refletir não só durante o surto da doença, mas também no período pós-pandemia.

O uso da comunicação em rede, o home office e o freio no consumismo, por exemplo, são hábitos que já estão mudando a rotina da maioria dos brasileiros.

A pandemia de coronavírus deve mudar a forma como vemos o mundo.

A quarentena, que permite e recomenda que a maior parte da população dos países fique em casa, é algo que o ser humano não experimentava já tinha um tempo.

Em um planeta tão corrido, essa, talvez, seja a oportunidade de parar e refletir.

Aqui, vamos listar cinco novos hábitos que as pessoas vêm adotando durante a quarentena para lidar com a reclusão forçada por conta do novo coronavírus.

Mudar os costumes é necessário para continuar tendo a vida mais normal possível, mesmo que dentro de casa. Confira a nossa lista abaixo:

Higiene reforçada

Um estudo do instituto QualiBest mostra que 66% dos brasileiros afirma que mudou ou reforçou os hábitos de higiene durante a pandemia de coronavírus.

Segundo os dados, a prática que se tornou mais comum é a utilização de álcool em gel para desinfecção das mãos.

Além da higiene, a pesquisa mostra que quase metade dos entrevistados diz estar praticando hábitos de prevenção, como uma alimentação mais saudável e ingestão de vitamina C no dia a dia.

Cerca de 60% dos participantes também afirmou que tem comprado mais produtos de higiene e limpeza para cuidar não só de si e de outros membros da família, mas também para higienizar melhor suas casas.

Cuidados com a saúde em casa

Com academias fechadas e espaços públicos restritos por conta da pandemia de coronavírus, as pessoas estão tendo que aprender a manter a forma em casa.

Sem poder sair, muita gente está buscando por treinos na Internet para conseguir se exercitar em algum momento do dia.

Essa foi a saída encontrada pela maioria das academias e personal trainers autônomos.

Estes profissionais estão utilizando as redes sociais para dar dicas de treinos que podem ser feitos sem equipamentos ou com instrumentos básicos para que seus alunos possam se exercitar em casa.

Reuniões e confraternizações virtuais

Outro hábito que se tornou comum na quarentena é a realização de confraternizações virtuais. Além das reuniões de trabalho, as celebrações de aniversários e datas especiais têm sido feitas por meio da Internet.

Sem poder reunir a família, brasileiros e cidadãos de todo o mundo, comemoraram a Páscoa com parentes e amigos por meio de videoconferências. Isso rendeu bastante pauta no noticiário das principais emissoras do país.

A grande maioria das empresas de serviços não essenciais instituiu o trabalho home office para seus funcionários e são recomendados a realizarem as reuniões de equipe e com clientes por videoconferência.

Redução do consumo desenfreado

Um levantamento divulgado pela consultoria Kantar mostra que os hábitos de consumos dos brasileiros estão mudando durante a quarentena.

Com mais de 77% dos habitantes preocupados com uma recessão econômica por conta da pandemia, o consumo caiu bastante desde o início do isolamento social.

De acordo com os dados, 74% das pessoas afirmam que só saem da quarentena para atividades essenciais, como fazer saques em bancos e comprar alimentos e produtos de higiene e limpeza no supermercado.

Com bares e shoppings com funcionamento bastante limitado, cerca de 67% das pessoas também afirmaram que deixaram de frequentar estes locais após o início da quarentena.

Disposição de mais tempo para os filhos

Permitindo ficar em casa durante a quarentena, com os filhos longe da escola por conta da suspensão das aulas presenciais, o período também tem sido aproveitado pelos pais para curtir as crianças.

Muitos deles estão utilizando as redes sociais para compartilhar brincadeiras e diversão com os filhos.

O casal Luciano Huck e Angélica, por exemplo, postaram recentemente, uma brincadeira com os pequenos, em que as crianças tinham que achar os ovos de Páscoa escondidos pela casa.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul