5 cachoeiras incríveis para conhecer na região Grande Florianópolis

Foto: Harley Guido/Divulgação

Por: OCP News Florianópolis

13/02/2024 - 14:02 - Atualizada em: 13/02/2024 - 14:35

Com a onda de calor sem precedentes deste verão, uma das melhores opções para quem mora ou passa férias na Grande Florianópolis é aproveitar as cachoeiras que existem em vários pontos da região. Umas de fácil acesso, outras onde é preciso encarar trilhas desafiadoras. Mas, no final, o prazer de curtir esses pontos paradisíacos é recompensador. Confira 5 opções desses recantos

1 – Cachoeira da Mariana – Antônio Carlos

Foto: Famílianatrilha/Divulgação

A cerca de 40 km de Florianópolis fica a Cachoeira da Mariana, no município de Antônio Carllos. Apesar de ficar em uma propriedade privada, o acesso é permitido através de uma trilha de cerca de 150 metros. Uma caminhada tranquila e um visual de tirar o fôlego quando chegar.

2 – Cachoeira do Rio Vermelho – Santo Amaro da Imperatriz

Foto: Trilhasemsc/Divulgação

Dentro da área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Santo Amaro da Imperatriz, a cerca de 35 km de Florianópolis está a Cachoeira do Rio Vermelho. A volumosa queda d’água é acessada através de uma trilha de aproximadamente 1,8 km. Mas cuidado, no caminho há ladeiras íngremes. Mas nada para assustar. O visual vale o esforço.

3 – Cachoeira do Poção – Florianópolis

Foto: Guiafloripa/Divulgação

A mais urbana de todas as opções. A Cachoeira do Poção, ou simplesmente Poção, como é chamada pelos manezinhos, fica no bairro do Córrego Grande, na região central de Florianópolis. Para chegar é fácil, uma trilha de 600 metros leva para essa queda d’água deslumbrante. A profundidade é de três metros. Vale o passeio.

4 – Cachoeira da Solidão – Florianópolis

Foto Floripaimob/Divulgação

Na praia de mesmo nome está a Cachoeira da Solidão, uma paraíso no Sul da Ilha de Santa Catarina. Para chegar lá, é necessário fazer uma trilha, que começa na Rua Inério Joaquim da Silva, na altura do número 1280, no Pântano do Sul. A cachoeira em si não é grande: a queda d’água tem cerca de três metros. No entanto, não se sabe a profundidade do poço, por isso é importante ter cuidado.

5 – Cachoeira do Jarrão – Palhoça

Foto Trilhasemsc/Divulgação

Aos pés do Morro do Cambirela está a Cachoeira do Jarrão, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Assim como a do Rio Vermelho, ela fica dentro Parque Estadual do Tabuleiro. O acesso exige fôlego para encarar a trilha de quase 4 km. Mas na chegada, a vista do litoral da Grande Florianópolis recompensa.

 

Notícias no celular

Whatsapp