42 alunos concluem Curso de Formação de Oficiais

Crédito: 3º sargento RR Paulo Santana

Por: OCP News Vale

03/12/2021 - 15:12 - Atualizada em: 03/12/2021 - 15:34

A Policia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na manhã desta sexta-feira (3), a formatura de 42 cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), turma coronel Júlio Tiziano Basadona Dutra. Após dois anos em formação, os novos aspirantes a oficial saem do Centro de Ensino com toda experiência técnica e prática para atender a população catarinense.

A cerimônia que aconteceu no Centro de Ensino da Polícia Militar, contou com a presença do governador do Estado, Carlos Moisés. “Gostaria de parabenizar todos aspirantes a oficial, pois sabemos o quanto é difícil chegar até o final. Sintam-se abraçados e que Deus ilumine a carreira de todos, para que possam tomar as decisões mais acertadas dentro dos princípios da integridade, da boa governança e da liderança que o oficial representa nas forças auxiliares estaduais”, concluiu o governador Moisés.

No decorrer do curso, com carga horária total de 2.740 horas-aula, distribuídas em dois anos, os alunos receberam instruções para o cumprimento de inúmeras missões no campo da polícia ostensiva e da preservação da ordem pública. Após a formatura, os cadetes são declarados aspirantes a oficial da PMSC, realizando agora um estágio probatório no período de seis meses até serem promovidos ao posto de 2º tenente, ingressando assim no Quadro de Oficiais.

Durante a solenidade, os aspirantes fizeram o juramento e a tomada de compromisso, prometendo se dedicar inteiramente ao serviço policial militar, a manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida.

O comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, afirmou que “os familiares dos aspirantes, devem se orgulhar dos filhos de vocês, pois sem sombra de dúvidas é um desafio formar-se na Academia de Polícia Militar. Nós somos de fato a representação física do poder do Estado, nós que colocamos as ações do Ministério Público, do Judiciário, em atividade junto à sociedade, sendo a Polícia Militar a mantedora da garantia da lei e da ordem. Esta é a responsabilidade repassada a todos vocês novos aspirantes”.

Os aspirantes receberam o diploma no Curso de Bacharelado em Ciências Policiais ofertado pela Faculdade da Polícia Militar (Fapom), como parte do curso de formação de oficiais da Polícia Militar, o qual se encontra devidamente autorizado a partir do Decreto Estadual Nº 1852, de 21 de Dezembro de 2018 e o parecer nº 135, aprovado em 13 de Novembro de 2018, do Conselho Estadual de Educação.

O tenente-coronel Pablo Neri Ferreira, escolhido pelos formandos como paraninfo da turma, parabenizou todos os concluintes e disse “sou muito grato de estar aqui hoje cumprindo uma das maiores honrarias da minha carreira, ser paraninfo da turma de aspirantes de 2021. Me sinto honrado por ter a certeza que vocês são melhores do que nós fomos quando nos formamos, e não digo isso por apenas conhecê-los e saber de suas qualidades, mas por acreditar na nossa evolução institucional e em especial na capacidade de formação da nossa Academia de Polícia Militar em entregar verdadeiros líderes”.

O primeiro colocado da turma com média 9,918, na classificação geral do CFO, aspirante a oficial Marcelo Bornhausen de Sousa, foi agraciado com a medalha Alferes Tiradentes, gratificação esta, concedida ao primeiro colocado no curso de formação. Além disto, foram realizadas diversas premiações pelo esforço e dedicação daqueles que se destacaram no decorrer do curso, em várias áreas de conhecimento, como Ciências Jurídicas, Ciências Humanas e Sociais, Disciplinas Policiais, dentre outros.

A formatura também contou com a presença do chefe do Estado-Maior-Geral (EMG), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Charles Alexandre Vieira, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Onir Mocellin, além das demais autoridades militares, civis e convidados.

Durante a solenidade, o governador Moisés aprovou o Regulamento da Lei nº 6.217, de 1983, que dispõe sobre a Organização Básica da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina e dá outras providências.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.