4 destinos para quem quer fugir do litoral catarinense nesse fim de ano

Bonito - MS | Foto Divulgação/Internet

Por: Elissandro Sutil

15/12/2018 - 05:12

O verão está próximo e para muita gente é o momento perfeito para planejar uns dias de praia, sol e muito calor. É nessa época do ano que as famílias da região começam a ir para o litoral aproveitar as férias e principalmente, comemorar a virada de ano à beira mar.

Mas muitas vezes esse clima acelerado das cidades praianas não agrada. A quem prefira um pouco de sossego.

E isso é possível, indo de orçamentos mais enxutos, com roteiros pelo próximo estado, até viagens mais longas explorando o Sul do país.

Quem gosta de colocar o pé na estrada, também pode se encantar por refúgios de outras regiões do Brasil.

O sócio e gerente de uma agência de turismo de Jaraguá do Sul, Kilian Sohn Neto, apresenta quatro destinos que estão entre os mais procurados por quem está “fugindo” do litoral.

1. Serra catarinense

A beleza natural da serra catarinense impressiona os turistas que passam por lá. A paisagem é formada por araucárias, rios, cachoeiras, vales e campos.

Descer a Serra do Rio do Rastro, com serras sinuosas que cortam as montanhas é destino de muitas pessoas que procuram fugir do agito nas festas de fim de ano.

Em dias de céu claro você pode avistar o litoral a dezena de quilômetros.

Descida da Serra do Rio do Rastro | Foto Divulgação/Internet

Nessa região, o turismo é bastante desenvolvido e por isso é possível encontrar muitos hotéis fazendas e pousadas incríveis para aproveitar com a família, fazer o ecoturismo e praticar trekking, rapel, canyoning, mountain bike, tirolesa e outras atividades esportivas.

O local conta ainda com vinícolas de alta qualidade, um prato cheio para os apreciadores de vinhos finos e espumantes. As principais cidades incluem Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra, Lages, São Joaquim e Bom Retido.

2. Foz do Iguaçu, no Paraná

Com programas indicados para toda a família, Foz do Iguaçu é um dos destinos mais buscados por proporcionar diversos passeios incríveis.

Cataratas do Iguaçu | Foto Divulgação/Internet

Destino já conhecido por muitas pessoas, ainda continua sendo um dos lugares mais visitados do Brasil, pois além de conhecer as famosas Cataratas do Iguaçu, o turista pode fazer compras no Paraguai.

Ele pode ainda atravessar a fronteira com a Argentina, fazer um passeio de barco no tio Iguaçu, conhecer parques e ainda visitar a maior hidrelétrica de produção de energia do mundo: a Itaipu.

3. Serra Gaúcha

Já conhecido por muitos brasileiros, é um dos principais destinos turísticos do inverno, mas também promete muita diversão para quem pretende visitar as cidades da serra durante o verão.

Canela – RS | Foto Divulgação/Internet

As cidades mais visitadas da região são Gramado, Canela e Bento Gonçalves, com paisagens de tirar o fôlego e uma herança europeia que dá um charme a mais em cada detalhe.

Em Canela você pode visitar a Catedral de Pedra, um importante monumento da cidade e um dos pontos mais visitados do Rio Grande do Sul que em 2010 foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil.

Além da arquitetura impressionante, a cidade conta com passeios para toda a família, como o Parque da Ferradura, o Parque do Caracol e bondinhos aéreos. Vale também tirar um tempo para aproveitar as belezas naturais e gastronômicas de Gramado e conhecer as vinícolas de Bento Gonçalves.

4. Bonito

Segundo o agente de viagens Kilian Sohn Neto, Bonito tem sido um dos destinos mais frequentados do Brasil para quem quer fugir do litoral.

Mergulho em lagoa de Bonito – MS | Foto Divulgação/Internet

Pólo do ecoturismo, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas.

Juntamente com Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena, é o principal município que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

A fauna e flora de Bonito misturam um pouco do Carrado com a Mata Atlântica.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?