30 anos de música do Coral da Igreja Luterana Cristo Bom Pastor

Há 30 anos o grupo se apresenta nos cultos da Igreja Cristo Bom Pastor e também em outras comunidades da região - Foto: Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

04/06/2016 - 04:06 - Atualizada em: 09/06/2016 - 09:29

As músicas religiosas, em português e alemão, e até alguns clássicos da música popular brasileira, ganham vida através da voz dos coralistas da Igreja Luterana Cristo Bom Pastor, no bairro Rio Cerro. Neste domingo (5), todas as canções terão tom de comemoração e alegria a mais, já que o grupo celebra três décadas de sua fundação no sábado (4).

Nascido da vontade dos participantes da comunidade terem novamente um grupo de canto, já que durante os anos 1970 o grupo da Igreja Cristo Bom Pastor contava com um coral, a ideia foi retomada por Irmgard Micher, mulher do pastor da época. O regente do grupo, Walderli Siewerdt, lembra que no início, a maioria dos integrantes eram jovens. “O objetivo era que o grupo participasse dentro dos cultos da comunidade, mas sempre estava aberto a outros convites. Um dos maiores desafios era sempre participar do Encontro dos Corais, que envolvia outros grupos luteranos”, diz.

Desde os 13 anos, Siewerdt, atualmente com 43, participa das atividades do Coral. A ligação com a música foi tamanha que ele resolveu seguir o caminho e hoje trabalha com música. Há 20 anos ele assumiu a regência do grupo. “Foi um desafio porque busquei desenvolver novas técnicas para aperfeiçoar o meu trabalho e do grupo”, explica. Além de ser regente do coral do Rio Cerro, atua com outros quatro grupos da região. “Meu começo com a música foi no coral da igreja. A semente foi plantada ali e isso abriu a visão que poderia fazer um trabalho maior”, enfatiza.

Atualmente, o coral da Cristo Bom Pastor conta com 21 pessoas, sendo que a maioria dos participantes tem mais de 30 anos. Siewerdt conta que muitos deles estão desde o começo, como o exemplo dos irmãos gêmeos Ilse e Gerhard Siewerdt. “Eles estão com 80 anos, mas continuam firme participando de todos os encontros”, celebra.

Uma das maiores preocupações, é para que haja a renovação dos coralistas. “Temos um coral infanto-juvenil há sete anos, mas ainda esbarramos na questão da transição porque os ensaios são à noite e muitos deles estudam. Só que felizmente estamos conseguindo fazer a manutenção do grupo”, salienta.

No repertório, cerca de 80% das músicas são sacras, porém metade das canções são em português e as demais em alemão. O regente explica que foram inseridas canções populares para diversificar e motivar os cantores. Para aqueles que quiserem prestigiar o trabalho do coral, podem participar do Culto de Louvor amanhã (5), às 19h30, na Igreja Luterana Cristo Bom Pastor. Eles prepararam uma celebração ‘cantada’ com a participação do pianista Geraldo Bispo, de Blumenau.

SERVIÇO
O quê: Culto de comemoração aos 30 anos do coral da Igreja Luterana Cristo Bom Pastor.
Quando: domingo (5), às 19h30.
Onde: Igreja Luterana Cristo Bom Pastor, na Rodovia Wolfgang Weege , 9015 – Rio Cerro II.
Quanto: entrada gratuita.