2º Seminário Cidades Mais Saudáveis acontece na terça-feira em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/04/2022 - 14:04 - Atualizada em: 29/04/2022 - 14:43

O 2º Seminário Cidades Mais Saudáveis, que acontece na próxima terça-feira (3), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), é uma iniciativa do Programa Jaraguá Mais Saudável, de que a Prefeitura de Jaraguá faz parte. Terá entrada gratuita e para participar basta fazer a inscrição por aqui ou também na página principal do Instagram do Jaraguá Mais Saudável.

O evento abordará quatro temas: Planejar a cidade na perspectiva da promoção à saúde; Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis; Plataforma GoMoov, mobilidade inteligente; e Iniciativas de Sucesso em Qualidade de Vida – Case Programa 60+ Hospital São José.

É aberto à comunidade em geral, universitários e profissionais da área da saúde. Para quem quiser ajudar, pode doar 1kg de alimento na entrada do evento. Todos os alimentos serão encaminhados à Paróquia São Francisco de Assis, bairro Centenário.

O objetivo do seminário, de acordo com os organizadores, é conhecer o cenário atual das iniciativas e inovações que promovem a saúde, fortalecendo a abertura para o diálogo multidisciplinar e multisetorial e que visam cidades mais saudáveis. O evento quer oportunizar aos participantes uma reflexão aprofundada sobre o tema, tanto de forma individual como coletiva, e sobre como se pode evoluir nessas iniciativas dentro da sociedade moderna.

O Seminário Cidades Mais Saudáveis, também conta com o apoio dos patrocinadores institucionais: Unimed, Grupo Fiscall, Clinipam GNDI, WEG, LevMed, Unisociesc, Indumak, Estácio, Viacredi, Sol Sports e Católica SC, e dos patrocinadores do evento Bold, Dumke, Rádio Nossa, Sesi, Urbano, Duas Rodas e Grupo Metalnox.

Confira os painelistas:

1º Painel (mediado por Luís Hufenüssler Leigue)
Planejar a Cidade na Perspectiva da Promoção à saúde, por Dra. Ana Maria Girotti Sperandio (PhD pela Unicamp)
Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis, por Dr. Eduardo Moreira Costa (Diretor Geral do laboratório internacional LabCHIS)

2º Painel (mediado por Luis Fernando Medeiros)
Plataforma GoMoov, mobilidade inteligente, por Jean Cardoso (CEO da GoMoov)
Iniciativas de Sucesso em Qualidade de Vida – Case Hospital São José com o Programa 60+, por Jeferson Ferrari (Psicólogo Coordenador de Projetos do Hospital)

Serviço
O quê: 2º Seminário Cidades Mais Saudáveis
Quando: Terça-feira (3), às 19 horas
Onde: Auditório do Cejas, Rua Octaviano Lombardi, 100, Czerniewicz
Inscrições: https://forms.gle/67tHeVFDb96JViEaA

Conheça a iniciativa

O Movimento Cidades Mais Saudáveis ocupa destaque no mundo há décadas e caracteriza-se pela articulação entre setores públicos, privados e sociedade civil, no desenvolvimento de projetos direcionados à melhoria das condições de vida e saúde da população urbana.

Municípios ou comunidades saudáveis dependem de uma prática contínua de aprimoramento do ambiente físico e social, por meio de estratégias que priorizem a saúde dos cidadãos dentro de uma lógica ampliada de qualidade de vida, com ações intersetoriais e garantia de participação social.

Para que o Movimento Cidades Mais Saudáveis se torne efetivo é preciso que todos os setores e segmentos sociais assumam um compromisso em torno de problemas e soluções, estabelecendo um pacto em prol da melhoria da qualidade da vida.

Para isso, estratégias de promoção da saúde, como os projetos de cidades saudáveis, vêm sendo desenvolvidas por alguns municípios brasileiros com o intuito de responder às mudanças decorrentes da crescente urbanização e de suas consequências para a saúde e qualidade de vida das populações. E quando falamos de qualidade de vida e saúde, percebemos que são dois conceitos muito ligados.

Em uma concepção moderna, saúde é o resultado de um processo de produção social que expressa a qualidade de vida de uma população.

Único no Brasil

O Programa Jaraguá Mais Saudável é uma iniciativa entre poder público, privado e sociedade civil da cidade de Jaraguá do Sul (SC).

Um programa único no Brasil, que apoia as iniciativas locais voltadas para a saúde e qualidade de vida da comunidade.

Inspirados na promoção da saúde e disseminação dos bons hábitos, o programa quer auxiliar no combate às doenças crônicas não transmissíveis DCNT, incentivando a população a manter-se mais saudável, longeva e produtiva.

O 2º Seminário Cidades Mais Saudáveis vem de encontro com esta premissa, sendo mais uma das ações propostas pela Associação Jaraguá Mais Saudável e seus voluntários, com objetivo de levar informação e refletir tanto de forma individual como coletiva, sobre como evoluir essas iniciativas dentro da sociedade moderna.