O segundo encontro de ex-soldados que serviram no Batalhão da Guarda Presidencial em 1974 está marcado para o dia 9 de abril, em Jaraguá do Sul. O primeiro encontro aconteceu em Criciúma, no Sul do estado, e a expectativa da organização do evento é que esta edição seja ainda maior.

"O encontro teve início faz algum tempo, inicialmente se reunimos em grupos da mesma cidade e isso começou a crescer. Hoje já temos bastante grupos, mas é muito difícil se encontrar, pois já fazem 48 anos. No ano passado tivemos um encontro muito grande em Criciúma, e queremos fazer este maior ainda", informa o coordenador do evento, Cláudio Doege.

O evento acontecerá no restaurante Park Aurora, no bairro Rio Cerro II, com almoço típico alemão, distribuição de camisetas do encontro e uma programação especial para receber os ex-soldados. O valor do almoço é de R$ 55,00 e das camisetas R$ 35,00.

Foto: Divulgação

Os pagamentos podem ser realizados através do PIX ou por meio de transferência bancária.

Foto: Divulgação

A maioria dos ex soldados que fazem parte do Batalhão da Guarda Presidencial de 1974 são de Santa Catarina e do Paraná e atuavam nas seguintes funções e lugares:

  • Palácio do Planalto;
  • Segurança no Palácio do Alvorada;
  • Segurança na Granja do Riacho Fundo;
  • Segurança na Granja do Torto;
  • Recepção de autoridades estrangeiras na base aérea;
  • Hasteamento da Bandeira Nacional, na praça Três Poderes.

"Na época, 32 homens da nossa região foram para Brasília, hoje nós só temos conhecimento de 16 ex-soldados. Queremos encontrar o restante para tornar os encontros ainda maior", conta Cláudio.

A presença deve ser confirmada até o dia 29 de fevereiro através do telefone (47) 9-9678-6380, os ex-soldados devem informa o nome de guerra, o nome do acompanhante e o tamanho da camiseta.