Gastronomia tem tudo a ver com sustentabilidade e não podia ficar de fora da 9ª edição da Semana Lixo Zero Joinville.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento coloca na programação o Festival Gastronômico Vegano da cidade, que vai reunir opções de pratos e iguarias produzidas sem o uso de ingredientes de origem animal. O evento ocorre entre os dias 21 e 30 de outubro em vários pontos de Joinville.

 

 

“Ano passado alguns empreendimentos nos relataram que outubro foi o melhor mês de receitas por conta do festival. Este ano já sendo a segunda edição de sucesso, acreditamos que Joinville seja a primeira cidade do estado a ter esse tipo de festival gastronômico pensado na abundância dos vegetais”, comenta um dos organizadores da Semana Lixo Zero, Arthur Rancatti.

Nesta segunda edição, 11 empreendedores em alimentação vegana da cidade vão apresentar um pouco do que já vem conquistando o paladar de muitos joinvilenses.

Cada restaurante vai oferecer um combo por um valor promocional (R$ 59,90) e que poderá ser consumido diretamente no restaurante ou solicitado via delivery.

Os combos terão desde opções com entrada, prato principal e sobremesa, até lanches e iguarias, como queijos de origem vegetal, que não deixam nada a desejar em sabor aos fabricados à base de leite.

“Neste ano, além de restaurantes 100% veganos, teremos a participação de estabelecimentos que servem todo o tipo de alimentação. A vantagem é que agora as pessoas que não consomem alimentos de origem animal, poderão ir a uma pizzaria ou ao shopping e comer porque os restaurantes convencionais estão com opções veganas no cardápio”, ressalta Rancatti.

Para o Festival, os empreendedores e restaurantes se comprometeram a diminuir a geração de lixo resultante da venda dos combos.

Para conhecer os restaurantes e empreendedores participantes do Festival, basta acessar o perfil do Joinville Lixo Zero no Instagram. Acesse aqui. Já a programação completa da Semana Lixo Zero pode ser conferida no site do evento.

Saiba a diferença entre o veganismo e o vegetarianismo

O veganismo, segundo A Sociedade Vegana, que criou o termo no Reino Unido em 1944, é “uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade, e por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, de animais e do meio ambiente”.

Neste caso, a restrição vai além da alimentação e o foco é na libertação animal.

Já no caso dos vegetarianos, o termo se refere basicamente ao consumo de alimentos baseados em plantas. Estes, são divididos nas categorias vegetariano estrito (alimenta-se apenas de vegetais e não consome nada derivado de animais), ovolactovegetariano (que consome ovos e derivados de leite e que, no Brasil, são comumente chamados de vegetarianos), lactovegetariano (consome derivados de leite) e ovovegetariano (consome ovos).

Serviço:

O quê: 2º Festival Gastronômico Vegano de Joinville.

Quando: de 21 a 30 de outubro.

Valor: R$ 59,90 (preço único para todos os combos).

Mais informações sobre o Festival e a Semana Lixo Zero: Instagram @joinville.lixozero