Sucesso neste ano, o Festival de Cinema de Jaraguá do Sul já tem data para acontecer em 2019 e as inscrições para os interessados em exibir suas produções já estão abertas.

O presidente do Instituto Fescine, Nelson Pereira, conta que a segunda edição do festival acontece entre os dias 13 e 18 de maio e em dois dias recebeu 35 inscrições para amostras.

Neste ano, foram mais de 270 inscrições de produções audiovisuais de todo o Brasil e até mesmo do exterior, porém, ainda não haverá exibição de filmes estrangeiros.

Mas o público pode esperar boas surpresas porque, garante Pereira, com o crescimento do evento, é quase certo que a teceira edição já conte com filmes de outros países.

As inscrições para o Festival de Cinema de Jaraguá do Sul se encerram no dia 19 de fevereiro e a expectativa do Instituto é que o número de interessados dobre, afirma o presidente.

Ainda de acordo com Pereira, serão cerca de 120 exibições e 18 premiados, considerando todas as categorias.

Com realização da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, o festival já conta com pelo menos 10 apoiadores e o Instituto conta que, em janeiro, deve realizar coletiva de imprensa para apresentar oficialmente todos os apoiadores e os materiais de divulgação e de identidade visual.

Festival deve crescer

A expectativa é de que o público seja maior na próxima edição, considerando que a organização prevê uma readequação de horários, facilitando o acesso do público jaraguaense e de outras cidades, que prestigiam o evento.

“Temos muita gente de fora vindo assistir. O nosso conceito é que chamamos de empreendedorismo cultural, porque o evento traz divisas para Jaraguá do Sul e leva a imagem da cidade para fora, inclusive para o exterior”, ressalta o presidente do Fescine.

Pereira enfatiza ainda o potencial criativo da cidade para a produção audiovisual e destaca o crescimento deste segmento.

“A maior importância desse evento não é necessariamente o festival pontual, mas o que está em torno desse festival. A ideia é que tenhamos eventos contínuos, oficinas, treinamentos, cursos voltados para roteiro, fotografia, figurino, tudo que está em torno do cinema, que é uma gama muito grande", diz.

"A nova geração quer produzir audiovisual e a nossa ideia é formar em Jaraguá, um pólo audiovisual reconhecido fora do eixo Rio-São Paulo”.

As inscrições para o Festival de Cinema podem ser realizadas pelo site do festival. Todos os gêneros poderão participar, exceto produções institucionais, de publicidade e videoclipes.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?