Durante o mês de julho, 25 pessoas vão ilustrar  a campanha “Temos 25 motivos para sorrir”, que o Grupo Breithaupt está desenvolvendo em parceria com a Rede OCP News e a 105 FM. O objetivo da série é contar as histórias de pessoas que compartilham o mesmo dia de aniversário com Jaraguá do Sul: 25 de julho. Confira!

“Eu adoro Jaraguá do Sul. É o lugar em que quero envelhecer. Eu não conhecia, não tinha ideia. Na realidade, não tinha ouvido nem falar. Agora estou trazendo alguns parentes.”

Quando mudou-se para Jaraguá do Sul em busca de oportunidades de emprego, a gaúcha Cinara Lausus não imaginava nem em sonhos que oito anos depois teria sua própria loja e, bem-sucedida no negócio, inclusive já teria aberto uma filial.

Uma das causas da empatia imediata foi o fato de aniversariar com a cidade. Cinara chegou em 27 de junho e diz que quando disseram que 25 de julho era feriado por ser aniversário de Jaraguá ficou bem emocionada por ter vindo para um lugar onde o aniversário da cidade é o mesmo dia em que o seu, além de ser feriado.

Cina se emociona por fazer aniversário no mesmo dia que Jaraguá do Sul | Foto Fabio Junkes/OCP News
Cina se emociona por fazer aniversário no mesmo dia que Jaraguá do Sul | Foto Fabio Junkes/OCP News

Aos 27 anos, a empresária nascida no município de Alecrim, no Noroeste gaúcho, conta que a opção por Jaraguá se deu depois do convite de uma ex-cunhada que estava na cidade há apenas três meses. Aos 20 anos e com uma filha, Luisa, hoje com dez anos, ela e o então companheiro resolveram tentar a sorte. Ela também é mãe de Leonardo, de quatro anos.

Logo, Cinara conseguiu um emprego como costureira na Malwee e ele, na Nanete. Depois, ela atuou também como auxiliar de produção. Como foi parar no ramo de móveis usados e tornar-se empreendedora?

Nem ela sabe direito como se deu este processo, mas recorda que o principal motivo foi ter qualidade de vida e poder ter mais independência para cuidar dos filhos. “Não queria mais trabalhar em empresa, ainda mais no terceiro turno, também tinha dificuldade de cuidar das crianças.”

Foi nesta época que ela conheceu o atual companheiro, Leandro, que trabalhava em obras da construção civil. Juntos, os dois juntaram um dinheiro e decidiram investir em uma loja de móveis usados no bairro Tifa Martins.

Cinara e o companheiro Leandro | Foto Fabio Junkes
Cinara e o companheiro Leandro | Foto Fabio Junkes/OCP News

“A história dos móveis novos e usados foi meio de repente, pesquisando o que poderia fazer para abrir um negócio próprio vi que era bacana, um filão no mercado, com excelente aceitação principalmente pelo fato de que há muita migração na cidade, e como as pessoas vêm e vão com frequência, é um mercado com muita demanda”, observa.

Prova de que o tino comercial de Cinara estava afiado foi o fato de em pouco tempo a família já ter aberto uma filial no bairro Ilha da Figueira. A nova loja é administrada pela mãe dela e o padrasto, estes recém-chegados.

Além do sucesso no trabalho, Cinara comemora o fato de ter unido mais a família. Ela agora tem mais tempo para os filhos e para o companheiro, com quem trabalha junto. “Estamos bem felizes. É uma cidade maravilhosa de se morar, lugar bom para conquistar coisas com trabalho”, frisa.

Cinara é dona de duas lojas de móveis usados no município | Foto Fabio Junkes/OCP News
Cinara é dona de duas lojas de móveis usados no município | Foto Fabio Junkes/OCP News

Além da oportunidade de empreender, ela gosta da segurança e da educação. “Amo em todos os sentidos. Aqui perto tem um colégio maravilhoso para as crianças. Nem penso em voltar para o Rio Grande do Sul.”

Ao Grupo Breithaupt, idealizador da campanha que homenageia os aniversariantes do dia 25 de julho, ela também só dedica elogios. “Compro tudo o que preciso para a minha loja lá e sou muito bem-atendida.”

Quer receber as notícias no WhatsApp?