O Rancho Timbé, em Pirabeiraba, recebe as comemorações da 19ª Semana Farroupilha de Joinville neste mês. A abertura da comemoração ocorre no dia 14 de setembro, às 20h, com baile do grupo Os Tiranos e do grupo Campeiraço.

A programação do evento vai até o dia 20 de setembro, data que marcou o início da Revolução Farroupilha. A população pode esperar uma programação com entretenimento, shows, comida e, claro, a tradicional chama crioula.

"É um momento simbólico para relembrar esse acontecimento histórico tão importante que foi a Revolução Farroupilha", diz Fernando Coning, coordenador da 19ª Semana Farroupilha de Joinville.

A expectativa da organização é que 10 mil pessoas participem das comemorações em Joinville.

Os ingressos antecipados custam R$30 e podem ser adquiridos nos pontos de venda físicos, como no Posto Rudnick, na Apolo Calçados e na Center Som. Na hora os ingressos custarão R$40.

Revolução Farroupilha

As comemorações da Semana Farroupilha relembram a Revolução Farroupilha, que ocorreu entre 1835 e 1845 no Rio Grande do Sul, e foi a mais longa guerra separatista da história do país.

Também conhecida Guerra dos Farrapos, foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na então província do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845.

A principal causa era o descontentamento político com o governo imperial brasileiro, que levou os revoltosos a proclamarem a República Rio-Grandense, independente do Império brasileiro. Somente em 1845, após vários conflitos militares, a Guerra dos Farrapos terminou e o Rio Grande do Sul foi reintegrado ao Império brasileiro.

Os festejos da Semana Farroupilha remetem a essa data e são tradicionais no Rio Grande do Sul e em localidades de Santa Catarina.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger