Semana Santa é de silêncio e oração para os cristãos

Por: Elissandro Sutil

28/03/2018 - 11:03 - Atualizada em: 29/03/2018 - 14:31

O dia estava nublado, mas o friozinho e a garoa que insistia em cair na manhã de ontem (27) não impediram o casal Dolores Negherbon Martins, 63 anos, e Euclides Martins, 66, de cumprir o ritual que já é tradição: fazer a caminhada para a Comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Rio Molha, parando em cada uma das estações da Via Sacra.

“Para falar bem a verdade, essa é a semana mais triste do ano, é a morte de Jesus. Em dezembro estamos em festa porque ele nasceu, mas agora, parece que tudo fica mais triste. Olha só, parece que até o céu está chorando”, diz Dolores. Embora seja hábito do casal, que costuma subir o morro parando em cada uma das estações ao menos duas vezes por semana, o ritual nessa véspera de Sexta-feira Santa é especial.

Assim como destaca Dolores, é nesta semana que se celebra a Paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, durante toda a semana a Igreja organiza celebrações e eventos para relembrar o calvário e o retorno de Cristo.

Em Jaraguá do Sul não é diferente e entre as celebrações marcadas para esta semana está a Via Sacra, onde os fiéis seguem em procissão e acompanham as 12 estações que correspondem ao trajeto percorrido por Jesus carregando a cruz ao Calvário, onde foi morto e crucificado.

Tradicional celebração jaraguaense, a Via Sacra é acompanhada por milhares de pessoas que fazem a caminhada penitencial até a Comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Rio Molha, assim como Dolores e Euclides. Marcada para iniciar às 5h de sexta-feira (30), a Via Sacra não terá a presença do casal, mas eles garantem que farão a própria caminhada assim que o relógio marcar meia-noite, dando início a sexta-feira da Paixão.

“Vamos subir antes porque teremos que viajar depois, mas estaremos aqui, assim como toda semana. Claro que é diferente, essa semana toda é diferente”, afirma a aposentada.

O casal conta que busca no jejum, no silêncio e na oração, uma ligação ainda mais estreita com a fé e com Deus. “É uma semana muito importante, na qual celebramos tudo que Jesus passou por nós. Acho que quem acredita e pode, deve usar esses 40 dias para rezar mais do que já rezava porque esse mundo está complicado”, diz Dolores.

Semana de recolhimento, silêncio, oração e comunhão com Deus. Euclides lembra que esse período é para que os cristãos não apenas renovem sua fé, mas a demonstrem agradecimento a todo sacrifício feito por Jesus Cristo para salvá-los. “Temos que nos preparar para essa semana. E toda essa programação é voltada para ela e para aproximar e reaproximar os cristãos de sua fé”, garante Euclides.

A programação, inclusive, é bastante extensa em Jaraguá do Sul. A Semana Santa, que começou no último domingo (25), com a celebração de Ramos – que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém – termina com a missa da ressurreição.

Mas, antes da Páscoa no domingo (1º), outras celebrações se espalham pelo município, inclusive a encenação da Paixão e morte de Cristo, que acontece tradicionalmente na Matriz São Judas Tadeu, às 19h de sexta-feira. O teatro também acontecerá na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no mesmo horário, na Estrada Nova.

Paixão de Cristo será encenada na Matriz São Judas Tadeu e Comunidade Sagrado Coração de Jesus

Confira a programação:

Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz

  • Quinta-feira (29) – 19h30: Celebração da Ceia do Senhor e lava-pés; 21h às 23h: Vigília Eucarística e Adoração ao Santíssimo Sacramento;
  • Sexta-feira (30) – 17h: Celebração da Paixão do Senhor;
  • Sábado (31) – 19h: Solene Vigília Pascal;
  • Domingo (1) – 10h: Missa de Páscoa.

Comunidade São Luís Gonzaga

  • Quinta-feira (29) – 19h30: Celebração da Ceia do Senhor e lava-pés; 21h às 00h: Vigília Eucarística e Adoração ao Santíssimo Sacramento;
  • Sexta-feira (30) – 17h: Celebração da Paixão do Senhor;
  • Sábado (31) – 19h: Solene Vigília Pascal;
  • Domingo (1) – 10h: Missa de Páscoa.

Comunidade Matriz São Sebastião

  • Quarta-feira (28) – 7h: Missa, 8h30 às 11h30: Confissões, 9h30: Missa e unção dos enfermos, 15h30: Missa, 19h30: Missa dos Santos Óleos, 19h30: Via Sacra;
  • Quinta-feira (29) – 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h: Confissões, 19h30: Celebração da Ceia do Senhor e lava-pés, 21h às 00h: Vigília Eucarística e Adoração ao Santíssimo Sacramento;
  • Sexta-feira (30) – 7h às 11h30: Confissões, 17h: Celebração da Paixão do Senhor e procissão do Senhor morto;
  • Sábado (31) – 10h: Celebração de deposição das cinzas dos fieis defuntos no Cinerário Paroquial, 19h: Solene Vigília Pascal;
  • Domingo (1) – 6h: Procissão da Ressurreição e Adoração, 7h: Missa de Páscoa, 9h30: Missa de Páscoa, 19h: Missa de Páscoa.

Comunidade São Benedito

  • Domingo (1) – 8h30: Missa de Páscoa.

Comunidade Nossa Senhora do Rosário

  • Quinta-feira (29) – 20h30: Celebração da Ceia do Senhor, Lava-pés;
  • 22h: Vigília Eucarística e Adoração ao Santíssimo Sacramento;
  • Sexta-feira (30) – 17h: Celebração da Paixão do Senhor;
  • Domingo (1) – 8h30: Missa de Páscoa.

Demais comunidades

  • Sexta-feira (30) – 5h: Via Sacra, caminhada penitencial para a Comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Rio Molha;
  • 19h: Teatro da Paixão de Cristo, nas comunidades São Judas Tadeu Sagrado Coração de Jesus.