Foto Arquivo OCP News
Foto Arquivo OCP News

De todas as metas de ano novo, a de manter uma vida saudável e até perder alguns quilinhos, geralmente, é o item que encabeça a maioria das listas de resoluções.

O que fazer então para manter a força de vontade? A médica nutróloga Cristiane Molon considera essa vontade extra positiva e sugere que ela seja levada a sério.

“É um começo, pois o indivíduo realizou o primeiro passo para a mudança que é a autocrítica. O que não pode é se esquecer da promessa. É necessário ter foco e persistir”, enaltece.

Cristiane Molon dá dicas para não perder o foco | Foto Divulgação

Para que a promessa saia finalmente do papel em 2019, a nutróloga selecionou 10 dicas (uma para cada mês do ano) para cumprir de uma vez por todas esse importante compromisso com a saúde e o bem-estar.

1. Esteja no controle

É preciso fazer uma reprogramação metabólica. Mastigue mais, assim, você evita repetir o alimento. Coma porções menores e apenas quando estiver com fome.

Evite se alimentar depois das 19h e faça a ingestão de água apenas nos intervalos entre as refeições.

2. Procure ajuda

Caso tenha dificuldade em traçar uma rotina alimentar procure um profissional da nutrição. Ele pode mostrar o melhor caminho a seguir.

3. Evite compensar na alimentação

Evite buscar compensações para frustrações profissionais ou pessoais nos alimentos. Essa atitude é autossabotadora e pode gerar uma compulsão alimentar.

4. Busque o autoconhecimento

É importante perceber porque come determinado alimento, quando come, o que sente enquanto está comendo, como fica depois. A partir disso é possível sair do piloto automático e priorizar o emagrecimento.

5. Consuma mais alimentos de verdade

Inclua mais peixes, frango orgânico, ovos e evite carne vermelha. Comece diminuindo aos poucos adotando atitudes como a “Segunda sem carne”.

6. Tenha uma rotina de exercícios físicos

Faça exercícios pelo menos, três vezes na semana. Eles também são um ótimo remédio para combater o estresse e a depressão.

7. Foque nas pequenas mudanças

Atitudes simples  no dia a dia como ir de escada em vez de usar o elevador, dispensar o transporte nos pequenos percursos e aproveitar para caminhar, ou então levar o seu pet para passear, podem ajudar a começar uma vida nova.

8. Procure outras atividades prazerosas

Meditar, assistir a um filme, ler um livro, ouvir uma música que você gosta, aprender algo novo são apenas algumas das maneiras para se se sentir bem que não seja apenas comendo.

9. Faça substituições inteligentes

Ao invés de chocolate branco, prove o chocolate amargo, no lugar da pipoca doce, coma só pipoca, substitua o refrigerante por uma água com gás ou água saborizada ou limonada.

Troque o pão e tudo que tenha farinha de trigo por tubérculos (batatas, inhame, aipim), evite gorduras que inflamam, como azeite de milho, de soja e girassol, priorize gorduras boas, como azeite de oliva, óleo de coco, banha de porco, abacate e oleaginosas.

10. Evite as massas

Coma saladas e verduras regadas com azeite de oliva e consuma mais frutas e oleaginosas (sementes).

Deixe de lado enlatados e industrializados e aposte em mais temperos e especiarias. Evite comer todos os dias a mesma coisa, assim, evitamos sensibilidade alimentar.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?