Não faltam opções: saiba quais são as bebidas preferidas dos brasileiros

Por: Maria Luiza Venturelli

25/08/2022 - 14:08 - Atualizada em: 25/08/2022 - 15:26

Além de ser reconhecido por ser um país rico em cultura, o Brasil também tem uma grande variedade gastronômica e não faltam opções de bebidas saborosas, alcoólicas ou não, para experimentar.

O gosto dos brasileiros é bastante diversificado e abrange desde cerveja, caipirinha, opções de sucos naturais e a tradicional xícara de café. Confira algumas das bebidas preferidas de quem mora ou visita o Brasil:

Cerveja

O clima tropical é uma marca registrada do Brasil, o que faz com que muitas pessoas não recusem uma boa bebida gelada. A cerveja é uma das preferidas dos brasileiros, já que é um meio de se refrescar ao celebrar momentos. A presença do gás intensifica ainda mais a refrescância.

O país é internacionalmente conhecido por ser o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Ela está presente em diferentes ocasiões, como almoço de família, jantar, happy hour e é uma forma de comemoração para as datas especiais.

Suco de laranja

Ainda no clima de bebidas fresquinhas, o suco de laranja é um forte candidato entre as opções preferidas dos brasileiros. O Brasil é um dos maiores exportadores de laranja do mundo e a fruta também é muito consumida em forma de suco pela população, principalmente no café da manhã.

A fruta tem outros benefícios: apesar de ser muito conhecida por ser rica em Vitamina C, que fortalece o sistema de defesa do corpo e reduz a chance de contrair gripes e resfriados, ela também conta com outras vitaminas e minerais importantes, como vitamina A, vitaminas do complexo B e sais minerais como potássio, sódio, fósforo e cálcio.

Café

Muita gente não dispensa um café da manhã ou lanche com uma xícara de café, mas a bebida já é marca registrada de vários outros momentos do dia. Tem gosto marcante, aroma característico e é uma paixão nacional, que entra na lista de bebidas preferidas de muita gente, seja expresso, cappuccino ou gelado.

O cafezinho já é parte da cultura brasileira, mas a relação entre os brasileiros e o café é antiga, pois o grão foi o principal produto de exportação nacional no fim do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, o que fez com que a tradição de apreciar um bom café se espalhasse cada vez mais.

Suco de maracujá

Durante as refeições, nada melhor do que apreciar um suco geladinho e o de maracujá é um dos clássicos na mesa de boa parte dos brasileiros. A fruta é uma das mais produzidas no Brasil e além de ser saborosa, também conta com incontáveis benefícios para a saúde.

Muito conhecido por ser um calmante natural, ele conta com propriedades calmantes na polpa, que atuam no sistema nervoso central e produz efeito calmante, analgésico e relaxante muscular. Além disso, também é rico em magnésio, um mineral importante no controle do estresse e da ansiedade. Mas os benefícios não param por aí: a fruta é rica em vitamina C, que ajuda a melhorar a imunidade e contribui para um envelhecimento celular saudável.

Caipirinha

A caipirinha é um drink tradicionalmente brasileiro famoso no mundo inteiro e feito com açúcar, limão, gelo e cachaça. A cachaça é o ingrediente mais marcante e chama a atenção de turistas estrangeiros, pois não é encontrada em muitos países.

Ao chegar no Brasil, muitos pedem para experimentar o drink em bares e restaurantes. Mais do que amada por brasileiros e visitantes, a caipirinha é também uma representação cultural do Brasil, presente em músicas de carnaval, samba e pagode.

Nos últimos anos, a clássica feita com limão e cachaça não deixou de ser tradição, mas também existe espaço para algumas variações, como as que são feitas com vodca, saquê e outras frutas como kiwi, maracujá, morango e abacaxi.

Água de coco

Presente principalmente no litoral em épocas quentes, a água de coco é marca registrada da cultura brasileira. Composta principalmente por água, a bebida é uma grande aliada da hidratação, sendo consumida principalmente antes e depois de atividades físicas.

Também tem forte presença de vitaminas, sais minerais, aminoácidos e antioxidantes, que ajudam a diminuir o estresse, curar a ressaca, atenuar o envelhecimento e prevenir doenças.

Independente da opção escolhida, não faltam opções em Jaraguá do Sul para apreciar. Um happy hour no fim do dia é o momento perfeito para experimentar uma opção nova de bebida ou apostar no tradicional. Você pode conferir em setemelhores.com alguns lugares onde é possível celebrar bons momentos com deliciosas bebidas alcoólicas ou sem álcool.