A paixão pela gastronomia muitas vezes começa cedo e o "Virei o Chefinho" está chegando para adoçar os corações dos pequenos chefs em ascensão. Fique de olho, pois em breve as inscrições estarão abertas!

Produzido pelo OCP News, o novo reality show será transmitido todos os sábados e vai celebrar a jornada das crianças e adolescentes pelo encantador mundo dos doces. Jovens talentos da confeitaria, com idades entre 6 e 14 anos, vão competir em uma série de desafios emocionantes e inspiradores. A cada episódio, duas duplas competirão e apenas uma avançará para a próxima etapa.

Cada mini chef será acompanhado por um adulto, que poderá ser pai, mãe, avô, avó, padrinho ou madrinha que compartilha da mesma paixão pela culinária. Juntos, eles enfrentarão tarefas projetadas para estimular a imaginação, habilidades culinárias e a capacidade de trabalho em equipe.

A avaliação será realizada por três jurados de alto nível, incluindo o renomado chef de cozinha Alex Caputo e a culinarista Juliana Nardelli. A bancada se fará completa sob o parecer do Chef Gabriel Kassner Leoni, que atua há mais de 10 anos na área de gastronomia.

Ele, que já foi docente de Gastronomia no Senac/RS, chef de cozinha de uma famosa rede de restaurantes nacional e cozinheiro de navios de cruzeiro, é hoje professor e coordenador da escola de profissões Chef Gourmet.

Situado em Jaraguá do Sul, o instituto será o palco das gravações do reality. Com professores super experientes, atuantes no mercado com formação nacional e internacional, o local oferece cursos nos mais diversos temas gastronômicos e um ambiente propício ao aprendizado prático.

Curso de Chef Júnior

Foto: Chef Gourmet/Redes Sociais

O local ministra inclusive cursos para os pequenos chefs de cozinha, como o Chef Júnior, para crianças de 7 a 13 anos. A formação tem duração de 11 meses e acontece uma vez na semana, nas quartas ou sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, ou sábados das 8h às 13h.

No curso, cada aluno aprende desde a parte de cozinha básica, que vai desde como segurar corretamente os utensílios, até valores e ensinamentos que estão por trás de cada passo da receita. Para além da técnica, são exercitadas habilidades como coordenação motora, trabalho em equipe, relacionamento, organização e disciplina. Tudo com muita prática e didática.

As aulas são ministradas por Tucha Rock, que conta com todo o preparo e dinâmica para lidar com os pequenos. Além de experiente chef de cozinha, a profissional tem formação em psicopedagogia e pós graduação na área. O curso possui ainda uma instrutora dentro da sala, que ajuda a cuidar e zelar pelos alunos para evitar qualquer acidente.

De acordo com o chef Gabriel Leoni, a segurança vem em primeiro lugar. “Os alunos mexem com faca apenas com orientação da chef e instrutora. Já na parte de forno, fritura, óleo quente e fogão, os alunos não colocam a mão”, explica.

As receitas são sempre cuidadosamente selecionadas e projetadas para serem interessantes, proporcionando a chance dos pequenos desenvolverem uma ampla gama de habilidades de um jeito dinâmico e lúdico.

“As crianças aprendem receitas de forma prática, mas vão desenvolver habilidades para vida, pegando nos ingredientes, sentindo o cheiro, todo o processo de cozinhar. Os instrutores são pessoas que têm amor por cozinhar e passam essa paixão para as crianças desde a primeira aula”, coloca.

O chef Leoni explica que as crianças fazem a própria massa, mexem, esticam, colocam a mão nos ingredientes, sentem, provam e realizam todos os processos de Mise en Place, termo francês que significa “colocado no lugar” ou “posto em ordem”. Ou seja, consiste em deixar todos os ingredientes picados, moídos, pesados e devidamente preparados para o uso.

Foto: Chef Gourmet/Redes Sociais

Vale lembrar que o foco do reality show “Virei o Chefinho” é a confeitaria, ou pâtisserie, uma técnica que não falta nas aulas da escola Chef Gourmet. A patisserie é especializada na preparação de doces, sobremesas e bolos finos. Também envolve uma série de técnicas de preparação específicas, como a criação de massa folhada, caramelo, ganache de chocolate e chantilly, entre outras.

“Nas nossas aulas trabalhamos com diferentes escolas culinárias. A criança aprende desde a cozinha básica até escolas culinárias clássicas ao redor do mundo, como cozinha oriental, francesa, portuguesa, espanhola e americana. A cada aula sempre tem receita salgada e doce, seja um muffin, cupcake, sobremesa, bolo…”, explica o chef.

A organização e a disciplina também são valores essenciais exercitados com os pequenos. Ao seguir uma receita, as crianças aprendem a organizar suas tarefas, a planejar e a seguir instruções passo a passo. Isso promove a habilidade de se manter organizado e disciplinado em atividades diárias, algo que será fundamental na jornada educacional e profissional futura.

“As crianças lavam a louça, limpam a bancada, entendem que cozinhar não é só juntar ingredientes para formar o prato, mas sim que existe toda uma didática a respeito disso. Ser organizado, limpo, trabalhar com foco e atenção é o mais importante”, resume o chef.

Foto: Chef Gourmet/Redes Sociais

Além disso, o Chef Gourmet enfatiza a importância do trabalho em equipe, já que as crianças aprendem a compartilhar tarefas e responsabilidades na cozinha. Cozinhar requer frequentemente colaboração e os pequenos aprendem como cooperar efetivamente com outros, ouvindo ideias diferentes e alcançando objetivos juntos.

Outro aspecto fundamental das atividades é a promoção do relacionamento e convivência. Cozinhar em grupo cria oportunidades para as crianças desenvolverem amizades e interagirem socialmente. Eles aprendem a se comunicar, resolver conflitos de maneira construtiva e a construir relacionamentos saudáveis, habilidades que são valiosas em todas as áreas da vida.

Acesse o Instagram dos patrocinadores:

@gk_distribuidora
@hotelfazendacasaraodovale
@grupoalenice/ @aleniceoficial
@nutrijacquepereira (Nutri Kids)
@urbanoalimentos
@marciabolosemacarons
@selecta.chocolates
@mixingredientes

Acesse o Instagram da equipe do programa:
@juliananardelli
@chefalexcaputo71 / @cantinetacaputo
@chefgabrielkleoni / @chefgourmetjaraguadosul
@julianocoutojornalista