Ontem, dia 10 de julho, celebrou-se o Dia Mundial da Pizza, um dos pratos mais apreciados por pessoas de todo o mundo. Embora muitos acreditem que a pizza tenha origem na Itália, a história é abrangente e intrigante. Sua longa história abrange séculos e milênios, unificando os países da Europa e depois continentes e todo o mundo.
A origem da palavra “pizza” é incerta. No idioma italiano, “pizza” significa “torta” e pode ter derivado da palavra grega “pitta” ou da palavra latina “pinsa”, que se refere a um “pão achatado”. A própria invenção da pizza é igualmente incerta e não pode ser atribuída a uma pessoa em particular.
Em comemoração a data, conheça um pouco da história da pizza, desde sua origem até a chegada ao Brasil:
Como surgiu?
A pizza não teve origem na Itália, país pelo qual é agora mundialmente famosa. Poucas pessoas sabem exatamente onde a pizza se originou. Existem várias teorias sobre onde a iguaria foi inventada, mas a mais aceita é que ela foi descoberta pelos egípcios há cerca de 6 mil anos.
No entanto, o marco mais significativo na história da pizza ocorreu no século XVI, com a introdução do tomate ao Velho Mundo. O tomate e os molhos feitos com ele logo se tornaram elementos fundamentais da pizza italiana, que mais tarde se disseminou pelo mundo.
A pizza moderna
A chegada do tomate do Novo Mundo impulsionou uma ascensão surpreendente da popularidade da pizza. O epicentro da inovação em pizzas foi a cidade de Nápoles, onde os chefs locais começaram a adicionar a famosa cobertura de tomate.
A origem da pizza moderna remonta ao final do século XVIII, quando a pizza ganhou enorme popularidade nas ruas de Nápoles. Era vendida nas áreas mais pobres da cidade, que se tornou um destino turístico popular para marinheiros italianos e europeus.
Conforme a pizza se tornou mais popular, os vendedores ambulantes se organizaram melhor. A primeira pizzaria moderna, chamada Antica Pizzeria Port’Alba, foi inaugurada em 1830, e muitas outras surgiram em seguida.
Como se popularizou?
O momento que solidificou a popularidade da pizza na Itália aconteceu em 1889, quando o renomado pizzaiolo de Nápoles, Raffaele Esposito, preparou três pizzas para Umberto I, o Rei da Itália, e a esposa dele, a Rainha Margherita di Savoia.
Como forma de homenagear a rainha, Raffaele decidiu criar uma pizza especial para ela. Assim, ele assou uma pizza coberta com tomate, queijo mussarela e folhas frescas de manjericão, representando as cores da bandeira italiana: vermelho, branco e verde. Essa pizza se tornou a favorita da Rainha Margherita.
Essa criação de Raffaele também deu início a uma tradição culinária duradoura: a Pizza Marguerita, que se mantém até os dias de hoje em Nápoles e se espalhou pelo mundo, sendo uma das preferidas dos brasileiros. Assim, Raffaele Esposito foi o primeiro pizzaiolo real.
Da Itália para o mundo
O sucesso da pizza apresentada por Raffaele fez com que suas criações se tornassem parte da cultura gastronômica italiana. O consumo de pizza continuou a se espalhar por toda a Itália, até que a origem se popularizou em todo o mundo. O ponto crucial que trouxe fama internacional à pizza ocorreu após o término da Segunda Guerra Mundial.
Com o surgimento de novas pizzarias em todo o continente americano, a indústria moderna de pizzas começou a ganhar forma. Algumas das franquias de pizza mais famosas e estabelecidas naquele período foram a Pizza Hut, fundada em Wichita, Kansas, a Domino’s (1967) e a Papa John’s (1984).
Em seguida, várias pizzarias começaram a surgir em todo o mundo, não apenas as franquias, mas também pequenos restaurantes e pizzarias que contribuíram para a popularização do prato.
Chegada da pizza ao Brasil
Assim como no resto do mundo, a pizza se tornou extremamente popular no Brasil. A história da pizza no Brasil tem início em São Paulo, trazida pelos imigrantes italianos no final do século XIX.
Uma das primeiras pizzarias abertas no país estava localizada no bairro do Brás, conhecido por seu movimentado comércio e até hoje referência no preparo de pizzas. Acredita-se que o primeiro pizzaiolo do Brasil tenha sido Carmino Corvino, natural de Nápoles, que é creditado como um dos responsáveis por introduzir a pizza no país.
No entanto, antes da inauguração das pizzarias no Brasil, as pizzas já eram bastante populares nas ruas. Elas eram consumidas como lanche em qualquer hora do dia e vendidas por meninos com estufas de cobre, onde as pizzas já estavam pré-cozidas.
A partir da década de 1950, as pizzas se popularizaram em todo o território brasileiro. A história da pizza no Brasil cresceu e hoje existem milhares de pizzarias espalhadas pelo país, além de lanchonetes e padarias que também vendem pizzas.
A pizza é tão amada que ganhou uma data comemorativa. No dia 10 de julho, comemora-se o Dia da Pizza! Com sabores doces e salgados, tanto os tradicionais como os especiais, são várias as opções de pizzarias para celebrar em Jaraguá do Sul.
Em Jaraguá do Sul também há diversas pizzarias que contam com cardápios caprichados e opções para todos os paladares e gostos. Conheça algumas em setemelhores.com. Independente da escolha de sabor e da preferência pela massa, o prato é um dos preferidos de muitas pessoas. E você, qual o seu estilo e sabor de pizza favorito?