Conheça a origem do hambúrguer, prato cada vez mais popular no Brasil

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

16/08/2022 - 16:08 - Atualizada em: 18/10/2022 - 10:56

Apesar do hambúrguer ser um dos pratos típicos dos Estados Unidos, o lanche já era consumido muito antes por povos antigos. Os tártaros, uma das principais tribos da Ásia Ocidental, deram origem ao costume de modelar a carne assada no formato conhecido hoje e consumi-la dentro do pão. Isso era feito por ser um alimento prático e rápido para servir as tropas que invadiram a Europa no século XIII.

Depois, no século XVII, alguns levaram a ideia para açougues da cidade de Hamburgo, na Alemanha, que era conhecida na época pelo comércio de carnes. Lá, foram desenvolvidas novas técnicas para moer carne e colocados temperos e especiarias diferenciados, tornando a opção um sucesso nas vendas locais, pois era saborosa e tinha baixo custo.

Os americanos são responsáveis pela popularização mundial da receita. Ainda no século XVII, os primeiros imigrantes da região de Hamburgo chegaram aos Estados Unidos, apresentando a famosa receita de hambúrguer que até hoje é muito apreciada e ganha constantemente novas versões.

Foto: Pixabay

Os marinheiros foram os primeiros americanos a experimentarem o prato e assim ele foi batizado de hamburg steak. Com a popularidade, passou a ser conhecido pelo nome que existe até hoje: hambúrguer. Grande parte da repercussão também se deve à praticidade, pois com o início da revolução industrial no século XIX, se tornava cada vez mais necessário o consumo de alimentos práticos, rápidos e baratos, que alimentam grandes grupos de trabalhadores.

No século 20, muitas lanchonetes passaram a vender o lanche, que se popularizou ainda mais com os drive-ins nos anos 30. A partir disso, o hambúrguer conquistou todo o país e aos poucos se espalhou pelo mundo, ganhando cada vez mais versões, como as caseiras, artesanais e receitas sofisticadas, que desde então conquistaram o coração e o paladar de quem não dispensa um bom lanche.

2021 foi o ano das hamburguerias no Brasil

Foto: Pixabay

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que as vendas de hambúrgueres cresceram 140% entre março de 2020 e março de 2021, fazendo com que o ano de 2021 ficasse conhecido como “Ano das Hamburguerias”. O número destaca o hambúrguer como o segmento alimentício mais popular do ano e revela que o prato conquistou um lugar marcante na mesa e nos aplicativos de delivery de boa parte dos brasileiros.

Jaraguá do Sul tem várias hamburguerias com opções saborosas e especiais para quem ama se deliciar com um bom lanche, clássico ou diferenciado. São diversos pratos que agradam todos os paladares e gostos e prometem fazer jus à fama que o hambúrguer tem ao redor do mundo.