Confira como foi o quinto episódio do reality show “Virei o Chefinho”

Por: Maria Luiza Venturelli

21/11/2023 - 14:11

O quinto episódio do “Virei o Chefinho”, programa culinário para crianças produzido pela Rede OCP, foi ao ar neste sábado (18). O programa tem 12 participantes com idades entre 6 e 14 anos, que competem em desafios culinários, sempre acompanhados por um adulto.

Juntos, eles cozinham pratos que estimulam a imaginação, habilidade e a capacidade de trabalhar em equipe. A cada programa, duas duplas se enfrentam para definir quem passa para a próxima fase. Neste episódio, Milena, de dez anos, cozinhou juntamente com a mãe Cintia. Já Tiago, de 13 anos, preparou o prato com a ajuda do pai, Tiago.

Conheça os participantes:

Milena, 10 anos – dupla com a mãe Cinthia

Milena, de 10 anos, e a mãe, Cinthia, ficaram muito animadas com a oportunidade de participar do programa. No entanto, elas estavam ansiosas devido à responsabilidade. “Estamos com um frio na barriga pela responsabilidade de fazer algo que foge totalmente da nossa rotina, já que não temos familiaridade com câmeras nos filmando enquanto cozinhamos”, diz a mãe.

A ideia era viver uma experiência divertida e que resultasse em boas memórias afetivas. Planejam demonstrar suas habilidades culinárias ao preparar pratos que conhecem bem, bem como aprender novas receitas com os desafios propostos. A expectativa de Cinthia e Milena é dar o melhor de si, mantendo sua essência e autenticidade. “Mesmo não sendo profissional do ramo, eu amo cozinhar para a família e amigos e sempre incentivei a Milena a aprender a cozinhar desde bem pequena”, finaliza Cinthia.

Caio, 13 anos – dupla com o pai Tiago

Caio, de 13 anos, estava cheio de empolgação para competir ao lado do pai, Tiago, no “Virei o Chefinho”. A dupla conta que, no início, não tinha noção completa do tamanho do projeto. “Pensamos que era algo menor e mais simples, mas gostamos de desafios”, conta o pai.

Eles abraçaram essa oportunidade com um espírito determinado de aprender e se divertir, sabendo que estão prestes a embarcar em uma jornada repleta de experiências únicas, diferentes de tudo o que já experimentaram. Eles estão decididos a demonstrar sua criatividade e habilidades culinárias, com o objetivo de conquistar o título de vencedores desta jornada que promete ser inesquecível.

O desafio

As duplas foram desafiadas a preparar uma opção de receita com duas variedades que são muito amadas por pessoas de todas idades: panqueca ou crepe doce.

As panquecas doces, com massa macia e sabor delicado, são uma iguaria que transcende culturas e fronteiras. A preparação começa com a mistura cuidadosa de ingredientes simples: farinha, ovos, leite e uma pitada de açúcar. A mágica acontece na chapa quente, onde a massa se transforma em discos dourados e fofos.

O encanto das panquecas doces está na versatilidade dos acompanhamentos. Frutas frescas, como morangos suculentos, bananas caramelizadas e mirtilos, elevam o sabor a novas alturas. Para os amantes do chocolate, uma deliciosa calda ou pedaços de chocolate derretido completam essa experiência.

Já os crepes doces tem massa fina, à base de farinha, ovos e leite, espalhada delicadamente na chapa aquecida, criando uma textura fina e elegante. Ao contrário das panquecas mais espessas, os crepes são conhecidos por sua leveza e versatilidade.

A verdadeira magia ocorre na escolha dos recheios. Desde os clássicos como Nutella e morangos até combinações mais ousadas como creme de confeiteiro e frutas exóticas, os crepes são uma tela culinária esperando para ser recheada. O ato de dobrar cuidadosamente o crepe, muitas vezes em forma de cone, é uma tradição que destaca a fineza dessa iguaria.

As duplas puderam escolher entre seguir a receita normal ou incrementar os pratos. Eles criaram composições próprias que mostravam como mãe e filha, assim como pai e filho, tiveram sintonia. O mais interessante foi ver que todos estavam se divertindo cozinhando, mesmo sendo uma receita simples, cada dupla deu o seu toque especial e criativo.

Foi como se a cozinha virasse um lugar mágico, onde cada ingrediente tinha um papel importante. A relação entre as gerações não apareceu só no sabor dos pratos, mas também na felicidade compartilhada enquanto cozinhavam.

Próxima etapa

Desta vez, Caio levou a melhor e passou para a próxima fase da competição. Já Milena está na repescagem e ainda pode retornar ao jogo. A principal lição desse episódio é a importância da diversão em qualquer momento da vida, inclusive na cozinha, além da união entre pais e filhos.

Acesse o Instagram dos patrocinadores:

@gk_distribuidora
@hotelfazendacasaraodovale
@grupoalenice/ @aleniceoficial
@nutrijacquepereira (Nutri Kids)
@urbanoalimentos
@marciabolosemacarons
@selecta.chocolates
@mixingredientes

Acesse o Instagram da equipe do programa:
@juliananardelli
@chefalexcaputo71 / @cantinetacaputo
@chefgabrielkleoni / @chefgourmetjaraguadosul
@julianocoutojornalista