Banana de Corupá: oficialmente a mais doce do Brasil

Foto: Pixabay

Por: Elissandro Sutil

29/06/2015 - 16:06

A banana mais doce do Brasil é de Corupá. E isso não é “conversa” de quem mora na cidade: a certificação da fruta foi emitida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI, responsável por emitir os selos de Indicação Geográfica.

A Indicação Geográfica assegura à região o uso exclusivo dessa qualidade na promoção da fruta cultivada no município. De acordo com Sebrae, os selos de Indicação Geográfica (IG) são certificados que atribuem a um produto uma origem geográfica específica. Eles são concedidos pelos governos para proteger as características únicas de um produto que são resultado do ambiente geográfico em que são criados.

Melhor explicando: ainda que todas as bananas sejam doces ao redor do mundo, uma delas é mais devido a condições específicas do local onde é cultivada. Um outro exemplo é o vinho espumante Champagne. Somente aqueles produzidos com uvas da região de Champagne, na França, podem ostentar esse nome no rótulo. Os demais são apenas vinhos espumantes, mesmo que usem a mesma técnica e mesma variedade da fruta.

A condição de banana mais doce também abrange a produção de parte de Schroeder, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, municípios que fazem limite com Corupá. Para usar essa informação no produto, no entanto, é importante que o produtor seja associado à uma associação de produtores, no caso a Associação de Bananicultores da região, onde o corpo técnico pode garantir a qualidade da fruta e se ela se enquadra em todos os critérios que definem a qualidade sugerida. Também é importante que siga os padrões de cultivo estabelecidos.

Segundo estudos do Sebrae, publicados na página datasebrae “O manejo integrado na região é favorecido pelas condições edafoclimáticas locais. A cultura da banana chega a receber até dez vezes menos aplicações de produtos químicos que em outras regiões produtoras. O diferencial da banana produzida na Região de Corupá é o sabor: “doce por natureza”, que também é atribuído pelas condições locais, que fazem com que o tempo necessário para a produção de um cacho de bananas seja maior quando comparado às demais regiões produtoras. Como consequência, ocorre maior acúmulo e transformação dos açúcares e ácidos naturais das frutas, resultando em bananas mais aromáticas e saborosas.

Para os (inúmeros) fãs de banana, um prato cheio.

Notícias no celular

Whatsapp