Alimentos da felicidade: opções que ajudam a melhorar o humor

Por: Maria Luiza Venturelli

10/10/2022 - 16:10 - Atualizada em: 23/05/2024 - 11:27

Quando o humor e saúde estão desgastados, a boa alimentação costuma ser uma aliada e contribuir muito para melhorar o bem-estar. Apesar de muita gente pensar que a melhor opção para afogar as mágoas são doces e alimentos gordurosos, o segredo é investir em alimentos saudáveis.

Existem frutas, vegetais e até carnes conhecidas como “alimentos da alegria”, capazes de levantar o humor de qualquer pessoa. Veja alguns:

Banana

Além de ser uma das frutas mais consumidas no Brasil, a banana também é rica em carboidratos e triptofano, que atuam na formação da serotonina, o hormônio da felicidade. Além disso, a fruta também ajuda a diminuir a ansiedade e garantir um sono tranquilo. Rica em vitamina B6, é ainda uma ótima fonte de energia.

Espinafre

O espinafre é rico em vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, um aliado do organismo para controlar a produção de serotonina e criar novas células. A falta desse tipo de vitamina está associada à depressão e alguns problemas congênitos, então, investir em pratos com espinafre é uma ótima opção.

Aveia

Nos dias que você estiver meio para baixo, invista em lanchinhos com aveia! Ela é um dos alimentos da alegria, contribuindo para regular o funcionamento do intestino. Isso faz com que certos hormônios se ativem e melhorem a sensação de bem-estar. Além disso, a aveia consegue ajudar a reduzir as gorduras do corpo, o que ajuda a dar mais disposição e ânimo no dia-a-dia.

Abacaxi

As frutas são as melhores amigas do bom humor! Além de ajudar na produção de serotonina, o abacaxi melhora a digestão e protege o coração. Ele também é ótimo para prevenir o envelhecimento precoce, ajuda muito na imunidade, afasta gripes e resfriados, e é excelente para quem deseja emagrecer e manter o bom humor.

Cacau

Só a ideia de comer um chocolatinho já costuma melhorar o humor de muita gente. E a impressão é verdadeira, pois o cacau é rico em magnésio, um mineral capaz de combater doenças como ansiedade e depressão, cultivado pelos indígenas antes mesmo da chegada dos portugueses e dos espanhóis em terras brasileiras. Chocolates com alta porcentagem de cacau também entram na lista de alimentos para melhorar o humor.

Peixes

As carnes brancas também aparecem na lista dos aliados da felicidade: salmão, atum, cavalinha e outros peixes são excelentes fontes de ômega 3, um tipo de gordura boa que tem ação anti-inflamatória, podendo ser utilizado para controlar os níveis de colesterol e glicemia. Além disso, também protege os neurônios e aumenta a produção dos receptores de neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina, que previnem o envelhecimento celular.

Café

Bebida preferida de muitas pessoas, o café possui compostos bioativos como cafeína, trigonelina, niacina, melanoidinas, quinídeos e ácidos clorogênicos, que também atuam no corpo e ajudam a melhorar. O café tem compostos que estimulam o sistema nervoso central, aumentam a síntese e a liberação de neurotransmissores, afetam a força de contração cardíaca, o ritmo respiratório, aumentam a taxa metabólica basal e o efeito diurético. Sendo assim, o café é um ótimo aliado para prevenir a depressão.

Ervilha

Assim como os vários tipos de feijões, lentilha, grão-de-bico e soja, a ervilha é uma excelente fonte de fibras e proteínas, além de carboidratos. Nela, você encontra a vitamina C, componente capaz de diminuir o estresse.

Laranja

Mais uma para a lista de frutas da alegria! Cheia de benefícios, a laranja é ótima até como suco, para ser consumido com as refeições ou em dias quentes para refrescar. Por fornecer ácido fólico ao organismo, um controlador dos sintomas depressivos, e ser rica em vitamina C, ela é capaz de elevar a energia, colaborar com o sistema nervoso e combater o estresse, pois tem propriedades calmantes.

Alface

A folha de alface é ótima no combate à raiva, pois o talo é rico em lactucina, substância que funciona como calmante. A folha tem ainda fosfato e a falta desse elemento no organismo é associada à causa da depressão, confusão mental e cansaço. O miolo possui lítio, que age diretamente no controle da ansiedade e da depressão.

Abacate

Enquanto a maioria das frutas é constituída principalmente de carboidratos, o abacate é rico em gorduras saudáveis, agindo como um potencial agente de prevenção e aliado no tratamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, inflamações entre outras. Também age no sistema nervoso central, colaborando com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e garantem efeito relaxante. Juntos, atuam como coenzimas de diversos neurotransmissores do bom humor.

Ovos

Seja com a gema mole ou dura, cozido e até mesmo no pão, os ovos são extremamente versáteis e fáceis de serem preparados, estando presentes em variados pratos. Eles são ricos em antioxidantes, melhoram a imunidade e possuem diversas vitaminas, como a niacina e tiamina, responsáveis por acalmar os nervos, o que automaticamente ajuda a melhorar o humor.

Foto: Pixabay

Jaraguá do Sul tem vários restaurantes para apreciar esses alimentos, com as mais diversas especialidades e verdadeiros banquetes para todos os gostos. Tem lugares especializados em frutos do mar, carnes, culinária oriental, italiana, caseira e várias outras opções. Conheça mais sobre os melhores lugares para comer em Jaraguá do Sul em setemelhores.com.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc