A Red Bull tomou uma decisão drástica e optou por substituir Liam Lawson após apenas duas corridas na temporada 2025. A partir do Grande Prêmio do Japão, Yuki Tsunoda será o novo companheiro de Max Verstappen na equipe principal da Red Bull.
Com efeito imediato, Lawson retorna à Racing Bulls, time pelo qual já competiu em algumas etapas em 2023. A movimentação foi oficializada por meio de um comunicado da Red Bull: “Após um início difícil de temporada para Liam Lawson, ficou decidido que, a partir do GP do Japão, Yuki Tsunoda assumirá o posto na Red Bull Racing, enquanto Lawson correrá pela Racing Bulls.”
Ver esta publicação no Instagram
A equipe explicou ainda que, por contar com quatro vagas no grid da Fórmula 1, está promovendo um revezamento entre os pilotos. Com isso, Tsunoda terá a chance de correr ao lado do tetracampeão Max Verstappen.
A decisão foi tomada após uma reunião em Dubai entre Christian Horner, Helmut Marko e o principal acionista da Red Bull, Chalerm Yoovidhya, junto de outros investidores estratégicos.
O desempenho de Lawson nas duas primeiras etapas da temporada foi abaixo do esperado. Ele terminou apenas em 18º na classificação na Austrália e ainda sofreu um acidente na corrida. Já na etapa seguinte, na China, foi o mais lento nas sessões classificatórias, tanto da corrida sprint quanto do GP principal.
Esse início decepcionante contrariou as expectativas da equipe, que via em Lawson um potencial superior ao do piloto japonês com base no desempenho de ambos no final da temporada passada, quando dividiram a garagem da Racing Bulls.
Contudo, enquanto Verstappen já acumula 36 pontos e ocupa a vice-liderança no campeonato de pilotos, Lawson ainda não conseguiu pontuar. Apesar de já ter experiência em pistas como Suzuka e no Bahrein, a equipe optou por reforçar sua formação pensando no campeonato de construtores.

Foto: Divulgação
Com isso, Tsunoda sobe para a equipe principal após quatro temporadas na escuderia júnior. Já Lawson dividirá o time da Racing Bulls com o estreante Isack Hadjar.