Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

W.O. do Figueirense completa um ano, relembre outros casos na história do futebol

Em 20 de agosto de 2019, jogadores do Figueirense não entraram em campo para enfrentar o Cuiabá | Foto Olímpio Vasconcelos

Por: Lucas Pavin

20/08/2020 - 16:08 - Atualizada em: 20/08/2020 - 16:42

Há exatamente um ano, o Figueirense viveu um capítulo triste de sua história ao perder para o Cuiabá por W.O. (placar de 3 a 0), pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Naquele dia 20 de agosto de 2019, os jogadores do alvinegro chegaram a entrar no vestiário da Arena Pantanal, mas não em campo, como forma de protesto por salários atrasados.

Mas a atitude não foi a primeira na história do futebol, que já registrou casos de W.O. até em Copa do Mundo. Confira abaixo:

1938 – Copa do Mundo

O único WO da história das Copas do Mundo ocorreu no primeiro mundial sediado pela França. A Áustria não enfrentou a Suécia.

Isso porque o país austríaco foi anexado pelo regime nazista alemão e os jogadores incorporados ao time da Alemanha. Sem atletas, o WO com concedido em favor dos suecos.

1973 – Eliminatórias Copa de 1974

Em 1973, o Chile ficou com a vaga para a Copa de 1974 porque a União Soviética não entrou em campo | Foto Divulgação

Boicote da URSS fez Chile jogar eliminatória da Copa sem adversário. Com um gol relâmpago, após troca de passes entre quatro jogadores, o Chile assegurou a vaga na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. O jogo terminou após o gol.

A equipe oponente, a União Soviética (URSS), tinha se recusado a jogar no Estádio Nacional de Santiago em boicote pela ditadura militar no Chile.

1999 – Campeonato Baiano

O Bahia foi declarado campeão baiano sobre o Vitória em um WO Os rubro-negros não compareceram à Fonte Nova para a partida final. A alegação é que o clube não foi notificado da troca do local do confronto, antes previsto para o Barradão.

2016 – Série A

Chapecoense e Atlético-MG iriam se enfrentar na última rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano mas as duas equipes sofreram o W.O. Foi na última rodada do Brasileirão de 2016.

A Chape não tinha condições de entrar em campo por causa da tragédia aérea na Colômbia, em que o avião que levava delegação caiu e matou 71 pessoas. O Atlético-MG também se negou a jogar. Porém. A CBF determinou a realização do confronto e, por isso, houve o W.O. duplo.

2017 – Série C

Com salários em atraso, os jogadores do Mogi Mirim não entraram em campo para enfrentar o Ypiranga-RS, em jogo pela Série C. O time paulista foi rebaixado à Série D.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.