W.O. do Figueirense completa um ano, relembre outros casos na história do futebol

Em 20 de agosto de 2019, jogadores do Figueirense não entraram em campo para enfrentar o Cuiabá | Foto Olímpio Vasconcelos

Por: Lucas Pavin

20/08/2020 - 16:08 - Atualizada em: 20/08/2020 - 16:42

Há exatamente um ano, o Figueirense viveu um capítulo triste de sua história ao perder para o Cuiabá por W.O. (placar de 3 a 0), pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Naquele dia 20 de agosto de 2019, os jogadores do alvinegro chegaram a entrar no vestiário da Arena Pantanal, mas não em campo, como forma de protesto por salários atrasados.

Mas a atitude não foi a primeira na história do futebol, que já registrou casos de W.O. até em Copa do Mundo. Confira abaixo:

1938 – Copa do Mundo

O único WO da história das Copas do Mundo ocorreu no primeiro mundial sediado pela França. A Áustria não enfrentou a Suécia.

Isso porque o país austríaco foi anexado pelo regime nazista alemão e os jogadores incorporados ao time da Alemanha. Sem atletas, o WO com concedido em favor dos suecos.

1973 – Eliminatórias Copa de 1974

Em 1973, o Chile ficou com a vaga para a Copa de 1974 porque a União Soviética não entrou em campo | Foto Divulgação

Boicote da URSS fez Chile jogar eliminatória da Copa sem adversário. Com um gol relâmpago, após troca de passes entre quatro jogadores, o Chile assegurou a vaga na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. O jogo terminou após o gol.

A equipe oponente, a União Soviética (URSS), tinha se recusado a jogar no Estádio Nacional de Santiago em boicote pela ditadura militar no Chile.

1999 – Campeonato Baiano

O Bahia foi declarado campeão baiano sobre o Vitória em um WO Os rubro-negros não compareceram à Fonte Nova para a partida final. A alegação é que o clube não foi notificado da troca do local do confronto, antes previsto para o Barradão.

2016 – Série A

Chapecoense e Atlético-MG iriam se enfrentar na última rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano mas as duas equipes sofreram o W.O. Foi na última rodada do Brasileirão de 2016.

A Chape não tinha condições de entrar em campo por causa da tragédia aérea na Colômbia, em que o avião que levava delegação caiu e matou 71 pessoas. O Atlético-MG também se negou a jogar. Porém. A CBF determinou a realização do confronto e, por isso, houve o W.O. duplo.

2017 – Série C

Com salários em atraso, os jogadores do Mogi Mirim não entraram em campo para enfrentar o Ypiranga-RS, em jogo pela Série C. O time paulista foi rebaixado à Série D.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul