Atleta de vôlei revelado em Jaraguá vive sonho ao conciliar trabalho e treinos em país europeu

Por: Lucas Pavin

01/02/2018 - 06:02 - Atualizada em: 02/02/2018 - 08:40

Já imaginou trabalhar e praticar esporte profissionalmente em um dos maiores centros da Europa? Convenhamos que seja um caminho pouco comum e difícil de ser seguido. Mas é justamente o sonho que um atleta radicado em Jaraguá do Sul vem passando atualmente. Natural de Taió e revelado nas categorias de base do voleibol jaraguaense, Douglas Stringari concilia o emprego de engenheiro civil com atividades esportivas em um dos mais renomados clubes do mundo: o Barcelona, da Espanha.

Cria do Projeto Evoluir, Doug como é carinhosamente chamado por amigos e familiares, chegou ao país europeu no mês de setembro do ano passado, buscando se estabilizar na profissão. Mas nem por isso, deixou a paixão pelo esporte de lado e começou a procura por uma equipe de vôlei no país. Foi aí que apareceu, nada mais nada menos, que o gigante mundial Barcelona. Após realizar alguns testes, o ponteiro acabou se destacando e sendo chamado imediatamente para integrar o time profissional da modalidade, que hoje ocupa a liderança da Liga Catalã e o quarto lugar na Superliga local. “Não esperava jogar em uma equipe deste tamanho. Fui com o objetivo de trabalhar, mas sempre busco um lugar para jogar vôlei. Acabei fazendo os testes e deu certo. A adaptação está sendo muito tranquila. O pessoal é super acolhedor e o clube tem uma estrutura excelente. Então posso dizer que estou vivendo um grande momento na minha vida”, disse o atleta de 26 anos.

Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Apesar da rotina desgastante, os compromissos fora do esporte sempre andaram lado a lado na vida de Douglas. Após iniciar sua trajetória nas quadras aos 11 anos de idade, no Colégio Jangada, e, pouco tempo depois, ser chamado para compor as equipes de base do município, onde permaneceu por seis anos, ele ingressou na faculdade de engenharia civil, na cidade de Joinville. Para se manter em atividade no vôlei, retomou a carreira ao jogar pela equipe da universidade, participando de inúmeros torneios estaduais e nacionais. Na metade do curso, surgiu a oportunidade de fazer um intercâmbio na Espanha e ao mesmo tempo em que estudava, atuou por três clubes diferentes no país durante três temporadas. Retornando ao Brasil, concluiu o curso na Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e seis meses depois conseguiu trabalho em Barcelona, onde pretende criar raízes por um bom tempo. “A cidade é maravilhosa, assim como o clube e meu trabalho. Se surgir oportunidade em outro país e valer a pena vou analisar. Mas estou muito feliz e quero ficar em Barcelona”, declarou.

Recuperação de lesão

De férias em Jaraguá do Sul, o atleta aproveita os últimos momentos para curtir os amigos e a família que ainda reside na cidade, enquanto o campeonato espanhol segue em recesso de fim de ano. Mas seu retorno às quadras só deve acontecer no mês de março. Isto porque, no início de janeiro, Douglas sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo com lesão ligamentar, além de uma fratura do quinto metatarso (osso que fica na parte inferior do pé e está articulado ao dedo mindinho).

Para continuar a recuperação, o atleta vem realizando há três semanas sessões diárias de fisioterapia com Wilson Gomes Junior, mesmo fisioterapeuta do Jaraguá Futsal. “Conseguimos fazer a primeira parte do tratamento e depois entrarei em contato com o profissional do Barcelona para que ele dê continuidade. Tivemos uma grande melhora do quadro e o Douglas voltará numa condição muito melhor, apto para reiniciar os trabalhos esportivos”, afirmou Junior. “O Junior faz um grande trabalho e só tenho que agradece-lo, porque vou voltar para lá muito melhor do que quando cheguei. Espero poder jogar o quanto antes para ajudar o time na briga pelo título da Superliga e Liga Catalã”, ressaltou Douglas.

Gratidão à base de Jaraguá

Vivendo seu melhor momento na carreira, Douglas Stringari não deixou de exaltar os técnicos que o ajudaram no seu desenvolvimento no esporte. Para ele, Luiz Carlos ‘Kadylac’ e Benhur Rosado Sperotto que tocam o projeto Evoluir em Jaraguá do Sul foram dois dos principais responsáveis por sua evolução tática e técnica na quadra. “O vôlei me deu tudo que tenho hoje e a base que fiz em Jaraguá foi importantíssimo para isso. É uma das melhores do país, com professores excelentes como o Kadylac e o Benhur. Então devo muita coisa a eles e a este projeto”, enalteceu.

Segundo o treinador Kadylac, a dedicação e talento do atleta sempre chamaram atenção nas equipes de base. “Toda vez que um atleta chega ao adulto e no patamar que o Douglas alcançou é como se conquistássemos mais um título. Ele foi um atleta da terceira geração que trabalhei em Jaraguá e sempre foi muito habilidoso, além de ser muito dedicado nos treinos, mesmo se desenvolvendo de forma tardia no voleibol. Fico feliz pelo Douglas e na torcida para que tenha uma ótima carreira na Espanha, aproveitando este intercâmbio cultural que vai acrescentar na sua formação pessoal”, comentou.