Volante do Inter acusa lateral do Corinthians de injúria racial

Edenilson diz ter sido chamado de macaco durante jogo entre as equipes no Brasileirão | Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Por: Lucas Pavin

15/05/2022 - 09:05 - Atualizada em: 15/05/2022 - 18:07

O lateral Rafael Ramos, do Corinthians, foi detido em flagrante e liberado após pagar fiança na noite de sábado (14), em Porto Alegre.

O português foi acusado pelo volante Edenilson, do Internacional, de tê-lo chamado de “macaco” – o que é negado pelo alvinegro – no empate por 2 a 2 entre as equipes no Beira-Rio, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

A acusação consta na súmula do árbitro da partida, Bráulio da Silva Machado. O documento relata que aos 31 minutos do segundo tempo, Edenilson o comunicou de que Rafael Ramos teria dito “f…-se, macaco”.

O lateral alegou um “mal entendido” por conta do sotaque português e que, na verdade, teria falado “fo…-se, ca……”. O árbitro registrou que “devido à distância dos atletas e barulho da torcida”, a equipe de arbitragem não conseguiu escutar nenhuma das versões citadas.

Rafael Ramos, lateral do Corinthians | Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

No Instagram, Edenilson reafirmou a acusação e disse ter procurado Rafael Ramos após o jogo, nos vestiários, esperando um pedido de desculpas, mas afirmou ter ouvido que “havia entendido errado”.

O volante colorado, então, prestou queixa à Polícia Civil gaúcha, ainda no estádio. O Inter, pelo Twitter, manifestou repúdio a “todo e qualquer ato de preconceito” e que apoiará o jogador.

Detido no Beira-Rio e posteriormente liberado, Rafael Ramos também se pronunciou no Instagram. O corintiano garantiu que não foi, não é e nunca será racista.

Pelo Twitter, o Timão relatou que o lateral foi ouvido e deu uma “versão diferente” de Edenilson, que o pagamento de fiança “não implica em admissão de culpa” e que “clube e atleta continuarão a colaborar com as autoridades”.

*Com informações de Agência Brasil