O lateral Rafael Ramos, do Corinthians, foi detido em flagrante e liberado após pagar fiança na noite de sábado (14), em Porto Alegre.
O português foi acusado pelo volante Edenilson, do Internacional, de tê-lo chamado de "macaco" - o que é negado pelo alvinegro - no empate por 2 a 2 entre as equipes no Beira-Rio, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
A acusação consta na súmula do árbitro da partida, Bráulio da Silva Machado. O documento relata que aos 31 minutos do segundo tempo, Edenilson o comunicou de que Rafael Ramos teria dito "f...-se, macaco".
O lateral alegou um "mal entendido" por conta do sotaque português e que, na verdade, teria falado "fo...-se, ca......". O árbitro registrou que "devido à distância dos atletas e barulho da torcida", a equipe de arbitragem não conseguiu escutar nenhuma das versões citadas.

No Instagram, Edenilson reafirmou a acusação e disse ter procurado Rafael Ramos após o jogo, nos vestiários, esperando um pedido de desculpas, mas afirmou ter ouvido que "havia entendido errado".
O volante colorado, então, prestou queixa à Polícia Civil gaúcha, ainda no estádio. O Inter, pelo Twitter, manifestou repúdio a "todo e qualquer ato de preconceito" e que apoiará o jogador.
Detido no Beira-Rio e posteriormente liberado, Rafael Ramos também se pronunciou no Instagram. O corintiano garantiu que não foi, não é e nunca será racista.
Pelo Twitter, o Timão relatou que o lateral foi ouvido e deu uma "versão diferente" de Edenilson, que o pagamento de fiança "não implica em admissão de culpa" e que "clube e atleta continuarão a colaborar com as autoridades".
*Com informações de Agência Brasil
- Vídeo: Sport não deve perder mando após torcedores agredirem corintianos
- Lista divulgada: Com uma novidade, Tite convoca seleção brasileira para amistosos
- Conmebol aumenta punições para casos de racismo no futebol sul-americano
- Fifa reduz multas e confirma clássico entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias
- Pesquisa aponta os jogadores com maior valor de mercado no Brasil, veja o Top 10