Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vinte clubes das Séries A e B do Brasileirão declaram atrasos salariais, veja a lista

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Por: Lucas Pavin

22/10/2026 - 17:10 - Atualizada em: 22/10/2026 - 17:58

Vinte dos 40 clubes que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro declararam ter pagamentos em atraso a jogadores ou funcionários até 30 de junho. O levantamento foi divulgado pela Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade no Futebol (Anresf), que publicou um painel com informações financeiras das equipes das duas principais divisões nacionais.

Entre os clubes da Série A, nove informaram pendências: Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Internacional, Santos, São Paulo e Vitória.

Na Série B, outros 11 clubes declararam atrasos: América-MG, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Criciúma, Cuiabá, Fortaleza, Náutico, Ponte Preta, Sport e Vila Nova.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O levantamento considera dívidas relacionadas a salários registrados em carteira, direitos de imagem e bônus previstos em contrato. As informações foram fornecidas pelos próprios clubes, conforme as regras do sistema de fair play financeiro do futebol brasileiro.

Na segunda-feira, a Anresf divulgou decisões envolvendo clubes com pagamentos em atraso. Entre os casos analisados, Grêmio e Internacional receberam prazo de 15 dias para comprovar a quitação das pendências, sob pena de multa de R$ 100 mil para cada equipe.

O Náutico, por sua vez, recebeu uma multa de R$ 50 mil, cuja cobrança está condicionada à ausência de comprovação dos pagamentos dentro do prazo de dez dias.

Outros clubes também foram notificados por irregularidades, mas conseguiram demonstrar a regularização dos débitos dentro do período de dez dias concedido para a apresentação de defesa, antes do julgamento dos casos.

As decisões divulgadas pela agência têm como base as autodeclarações feitas pelos clubes no fim de julho, com informações referentes à situação financeira até 30 de junho. Por isso, os dados não contemplam eventuais atrasos ocorridos nos meses seguintes.

Uma nova atualização deverá ocorrer na última janela de declaração da temporada, prevista para 30 de novembro.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.