Vini Jr. depõe sobre caso de racismo e clube fala em ‘mentiras infundadas’

Foto: Reprodução Twitter/Real Madrid C.F

Por: Lucas Pavin

05/10/2023 - 16:10 - Atualizada em: 05/10/2023 - 16:26

Nesta quinta-feira (5), Vinicius Jr. compareceu ao Tribunal de Madri para prestar depoimento sobre insultos racistas que recebeu no jogo contra o Valencia, no dia 21 de maio, pelo Campeonato Espanhol.

O brasileiro confirmou ter ouvido os gritos de macaco, se disse ofendido pelas ofensas e admitiu que se sente motivado em um ambiente de torcida contra, mas ressaltando que o racismo não é tolerável.

Os três jovens acusados, entre 18 e 21 anos, não tiveram seus nomes divulgados e estão sendo investigados por delitos de ódio, já que não há uma lei especifica que trate sobre o racismo na Espanha.

Segundo a imprensa no país, o advogado dos torcedores teria dito que o atacante “é chamado de macaco porque é um provocador”, além de afirmar que “Vinícius teve uma atitude arrogante” e que “provocação é inerente ao futebol”.

O Valencia também se pronunciou através de comunicado e criticou o depoimento do jogador, mostrando “surpresa, rejeição e indignação” e dizendo que o “racismo não pode ser combatido com falácias ou mentiras infundadas”.

Veja a nota completa:

“Em relação à informação publicada sobre a declaração prestada em tribunal pelo jogador de futebol Vinícius Jr., afirmando que todo o estádio Mestalla o lançou insultos racistas no jogo entre Valencia CF e Real Madrid CF na temporada passada, o Clube deseja manifestar a sua surpresa, rejeição e indignação.

Como o próprio treinador Carlo Ancelotti reconheceu publicamente, em nenhum caso o comportamento pode ser generalizado a todo o estádio do Mestalla.

O Clube tem plena consciência da gravidade deste assunto. O racismo não tem lugar no futebol nem na sociedade, mas não pode ser combatido com falácias ou mentiras infundadas. Esta questão exige o envolvimento de todos e o Valencia CF entende que deve ser escrupulosamente preciso e responsável neste tipo de manifestações.

Os torcedores do Valencia não podem ser classificados como racistas e o Valencia CF exige que Vinicius Jr. retifique publicamente a sua alegada declaração esta manhã”.

Notícias no celular

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.