O dia 18 de maio está marcado de forma especial na história do esporte de Jaraguá do Sul. Nesta data, há exatos 11 anos, a cidade recebeu o maior evento de MMA do mundo, o UFC.
Grandes nomes da arte marcial, como Vitor Belfort, Luke Rockhold, Ronaldo Jacaré, Rafael dos Anjos, entre outros, desembarcaram no Norte de Santa Catarina para o evento, que virou um marco para o município e Estado.
A escolha por Jaraguá do Sul causou surpresa entre os fãs de MMA, é bem verdade. Afinal, uma cidade com apenas 150 mil habitantes na época juntou-se ao seleto grupo de sedes da franquia até então: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Mas naquela noite, o município se igualou as grandes metrópoles e deu motivos de sobra para ter desbancado outras capitais que estavam cotadas para sediar o ‘UFC no Combate 2’, como Porto Alegre, Brasília e Fortaleza.
Com quase 9 mil pessoas, a Arena Jaraguá pulsou durante as 13 lutas do card e espantou o mundo com sua modernidade, pouco vista em ginásios pelo Brasil. O público ajudou e viveu intensamente o clima do UFC, aproveitando cada momento das ações promovidas antes do evento até o dia principal das lutas.
Além de deixar boa impressão com a estrutura e na divulgação da imagem da cidade Brasil afora, Jaraguá do Sul também recebeu um incremento no setor de turismo. Cerca de R$ 100 milhões foram movimentados na época, 10 mil turistas transitaram pela região, hotéis ficaram lotados e foram gerados 600 empregos temporários.
A experiência inédita para cidade, Arena, público e organização agradou tanto que o UFC retornou à Jaraguá do Sul em 2014, como a primeira sede do evento no Brasil daquele ano.
Desde então, o UFC não deu mais sinais de que poderia voltar ao município, deixando muitas saudades para quem teve a oportunidade de presenciar o grande evento de perto. Mas Jaraguá do Sul fez sua parte e mostrou em outros momentos como este estar à altura de um evento com proporção internacional.
Noite dos brasileiros
Se já não bastasse a empolgação pelo evento, o público que foi à Arena Jaraguá naquele 18 de maio de 2013 pôde vibrar com grandes performances de lutadores brasileiros. Das 13 lutas da noite, quatro no card principal e nove no card preliminar, 10 foram confrontos internacionais. Destes, o Brasil venceu nove, sendo o último com um desfecho emblemático.
No combate mais aguardado do evento, o carioca Vitor Belfort derrotou o americano Luke Rockhold com um nocaute espetacular. Ainda no primeiro round, Belfort deu um incrível chute rodado de esquerda que acertou em cheio o rosto de Rockhold, que despencou no octógono. O brasileiro não perdeu tempo e encerrou a luta com uma série de socos no chão.
O nocaute, aliás, foi eleito o segundo mais marcante na carreira do ex-bicampeão peso meio-pesado do Utimate, que deixou a organização em 2018.
“Galera, que energia! Estou agora mais forte do que era antes, estou muito feliz com essa oportunidade. Tenho um ótimo time no Blackzilians, quero agradecer a todos eles”, disse Belfort após a luta.
“Tiro meu chapéu para o Vitor, ele conseguiu um chute rodado incrível. Achei que estava achando meu tempo na luta, mas ele veio com esse chute. Eu tenho que voltar à academia e treinar. Eu estava me sentindo bem e achava que poderia vencer hoje. Só posso tirar meu chapéu para o Vitor” lamentou Rockhold.
Confira todos os resultados do UFC no Combate 2
Card principal
- Vitor Belfort venceu Luke Rockhold por nocaute aos 2m32s do primeiro round
- Ronaldo Jacaré venceu Chris Camozzi por finalização (kata-gatame) aos 3m37s do primeiro round
- Rafael dos Anjos venceu Evan Dunham por decisão unânime
- Rafael “Sapo” Natal venceu João Zeferino por decisão unânime
Card preliminar
- Nik Lentz venceu Hacran Dias por decisão unânime
- Francisco Massaranduba venceu Mike Rio por finalização (katagatame) aos 3m08s do primeiro round
- Gleison Tibau venceu John Cholish por finalização (guilhotina) aos 2m34s do segundo round
- Paulo Thiago venceu Michel Trator por decisão unânime
- Iuri Marajó venceu Iliarde Santos por nocaute técnico aos 2m31s do primeiro round
- Fábio Maldonado venceu Roger Hollett por decisão unânime
- John Lineker venceu Azamat Gashimov por nocaute técnico a 1m07s do segundo round
- Jussier Formiga venceu Chris Cariaso por decisão unânime
- Lucas Mineiro venceu Jeremy Larsen por nocaute aos 13s do terceiro round