Dona de três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos, Charlotte Dujardin foi suspensa pela Federação Equestre Internacional (FEI) por um ano após ter sido flagrada chicoteando um cavalo várias vezes durante um treino.
Além da suspensão, a amazona britânica terá que pagar uma multa de 10.000 francos suíços (cerca de R$ 68 mil).
Os maus-tratos ocorreram há quatro anos, mas o vídeo só foi vazado em julho deste ano. Diante da grande repercussão, a atleta desistiu de competir das Olimpíadas de Paris 2024.
That’s not an error of judgement, that’s habitual. Fuck Charlotte Dujardin. I hope her career and reputation is in the bin forever. pic.twitter.com/NgZ77vKX00
— Gavin Wilson… (@GavWilson) July 24, 2024
“Essas sanções significativas enviam uma mensagem clara de que qualquer um, independentemente do seu perfil, que se envolva em conduta que comprometa o bem-estar do cavalo enfrentará consequências sérias. Acreditamos que esse resultado reafirma o comprometimento da FEI com o bem-estar equino e com seu papel como guardiã de nossos parceiros equinos”, disse a secretária-geral da FEI Sabrina Ibáñez.
Charlotte Dujardin conquistou seis medalhas olímpicas ao longo da carreira, sendo três de ouro, uma de prata e duas de bronze.