Vídeo: Campeão olímpico de vela é atingido por raio e tem barco atacado por baleias

Foto: Reprodução Olympic Channel

Por: Lucas Pavin

12/07/2023 - 11:07 - Atualizada em: 12/07/2023 - 11:28

Medalha de ouro na classe 49er nas Olimpíadas de Pequim 2008, Martin Kirketerp vem tendo um 2023 agitado. Em seis meses, o atleta de 40 anos foi atingido por um raio enquanto velejava e depois teve o barco atacado por uma baleia orca.

O acidente com o raio ocorreu durante a etapa de Cingapura da SailGP, competição internacional de vela por equipes, na qual foi vice-campeão. Ele passou a noite no hospital em observação e foi liberado pela manhã.

“Eu funcionei como um para-raios humano. Foi uma experiência muito desagradável, porque vai de zero a 100 em uma fração de segundo, você só espera que termine logo. Fiquei com medo, admito – disse Martin. – Você sente como se estivesse rasgando todo o seu corpo. O positivo é que dura apenas alguns segundos. Acabou num piscar de olhos, mas enquanto está acontecendo, é intenso. Não consegui sentir meu braço depois”, contou.

Mais recentemente, o dinamarquês disputava a regata de volta ao mundo The Ocean Race – que passou por Itajaí -, quando uma família de baleias orcas colidiu com o barco no Estreito de Gibraltar. Os animais só deixaram o local após meia hora com a equipe fazendo barulho no casco da embarcação.

“Nós vimos algumas barbatanas grandes se aproximando no horizonte e era uma família de baleias vindo ao encontro do nosso barco, dois adultos e um bebê. Eles queriam brincar. Nós baixamos as velas e tentamos ficar parados. Ficamos mais chateados porque vimos nossos rivais nos ultrapassando. Elas deram uma boa surra no barco. É um animal muito grande e pesado, então quando eles batem com a cabeça no leme, o barco inteiro treme. Tive muito medo que o leme quebrasse”, disse.

Notícias no celular

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.