Natali Cataneo Ortiz levou Jaraguá do Sul ao pódio do Campeonato Brasileiro de Aéreos e Pole Sports, com o segundo lugar conquistado na modalidade tecido acrobático, na categoria Adulto 18+ artístico amador, no dia 13 de setembro, na cidade de Saltinho (SP).
Com o desempenho, a jaraguaense de 18 anos garantiu vaga para o Mundial do POSA – Pole Sport & Arts World Federation, que organiza competições internacionais e visa tornar a atividade um esporte olímpico. Mas para representar o município e o país no mês de outubro, na Itália, Natali corre contra o tempo em busca de apoio financeiro.
As despesas são de R$ 20 mil, que incluem inscrição, uniforme, passagem, hospedagem, figurino e alimentação. Os interessados em ajudar podem fazer um PIX de qualquer valor na chave 47988935383.

Foto: Arquivo pessoal
Natali Ortiz começou a praticar tecido com 8 anos de idade e treina com a professora Lilian Vilela desde seus 11 anos. Hoje, além de fazer performances e participar de competições, também dá aulas para crianças na Escola de Circo fundada por Lilian em março de 2025 – a Acro Astral – Circo e Dança –, em Jaraguá do Sul.
O Tecido Acrobático nasceu nas artes circenses e evoluiu também para uma prática de condicionamento físico que desenvolve força, flexibilidade, mobilidade e coordenação motora, além do lúdico e do artístico que vem do circo.
A prática de tecido pode ser considerada tanto como uma atividade de lazer, como uma expressão artística para coreografias e apresentações, e também como um esporte e exercício completo, proporcionando benefícios físicos e mentais.
Nesse sentido, existem algumas federações mundiais que vem organizando e codificando os movimentos acrobáticos para alinhar essa arte com o esporte.