Veja 5 motivos para acreditar na classificação do Jaraguá Futsal à final da LNF

Foto Lucas Pavin/Avante! Esportes

Por: Lucas Pavin

21/11/2019 - 00:11 - Atualizada em: 21/11/2019 - 20:19

Resumo da notícia

  • Motivos para acreditar na classificação do Jaraguá Futsal
  • Jogo de volta acontece neste sábado (23)
  • Aurinegro precisa de duas vitórias para avançar

O elenco do Jaraguá Futsal embarca na tarde desta quinta-feira (21) para o interior do Paraná, onde encara um dos momentos mais importantes do clube nos últimos anos.

Na cidade de Pato Branco (PR), o aurinegro decide uma vaga na final da Liga Nacional contra o Pato, no próximo sábado (23), às 11h, no Ginásio Municipal Dolivar Lavarda.

Como perdeu o jogo de ida por 2 a 1, na Arena, os comandados de Lucas Chioro precisam vencer o rival no tempo normal e na prorrogação para continuar sonhando com o pentacampeonato.

Lance do jogo de ida | Foto Lucas Pavin/Avante! Esportes

A desvantagem pode ser grande, mas o time jaraguaense já demonstrou nesta temporada que tira forças nos momentos de dificuldade e nunca deixa de acreditar. Portanto, existem inúmeros motivos práticos para acreditar na classificação sobre os paranaenses.

E o OCP News enumerou cinco aspectos para acreditar na virada do Jaraguá no confronto decisivo deste fim de semana. Confira!

Do desacreditado à semifinalista

Um lugar entre os quatro melhores colocados da LNF era improvável para muitos. Com uma irregularidade inesperada, o Jaraguá Futsal chegou a ter sua classificação ao mata-mata ameaçada após figurar na lanterna da primeira fase, restando apenas quatro rodadas para o fim.

Porém, as vitórias consecutivas sobre Blumenau, Carlos Barbosa, Atlântico e Pato mudou o ambiente da ‘água para o vinho’. De uma insegurança, o elenco criou ‘casca’ e se fortaleceu para os duelos eliminatórios, passando por Cascavel e Tubarão até chegar à semifinal.

Vitória sobre o Blumenau foi fundamental para arrancada da equipe | Foto Paulo Sauer/Jaraguá Futsal

Tradição

Desde que a Liga Nacional deixou de ser disputada em fase única no ano de 2004, o clube jaraguaense acumula quatro títulos, seis finais e foi nove vezes semifinalista da competição.

Ou seja, tradição há de sobra para o time de Jaraguá do Sul no torneio, o qual foi campeão nas temporadas 2005, 2007, 2008 e 2010.

A história e peso da camisa não entram em quadra, é bem verdade. Mas há espaço para novos capítulos, boas histórias e principalmente motivação dos jogadores, comissão técnica e diretoria em escrevê-los.

Grupo cascudo

A situação é complicada, mas o Jaraguá Futsal não se desespera por isso. Neste momento de decisão, jogadores experientes do elenco puxam o restante dos companheiros para manter o mais alto nível de concentração.

Oitomeia e Jé são duas das principais referências do elenco | Foto Lucas Pavin/Avante! Esportes

Nomes como Jé, Oitomeia, Fernando e Éder, por exemplo, tranquilizam o grupo que já deu mostras de saber como lidar em situações adversas como a que se avizinha.

Histórico favorável

Para se tornar uma das referências do futsal brasileiro, o Pato vem investindo pesado nos últimos anos e já teve o primeiro grande resultado em 2018, quando sagrou-se campeão inédito da Liga.

Somado a força da equipe, a torcida lota e transforma o ginásio Dolivar Lavarda, carinhosamente chamado de ‘Patolândia’, num verdadeiro caldeirão que torna o time paranaense praticamente imbatível em seus domínios.

Mas o Jaraguá Futsal vem sabendo lidar com esse ambiente inóspito. Desde que o Pato retornou à competição, o aurinegro foi o único time a ter 100% de aproveitamento no local, impondo uma goleada de 6 a 2 em 2017, e uma grande virada por 3 a 2 na última rodada da primeira fase desta temporada.

Pivô Jé (C) marcou dois gols na vitória aurinegra sobre o Pato | Foto Paulo Sauer/Jaraguá Futsal

Gana por taça

A história do futsal de Jaraguá do Sul remete a títulos. Afinal, são mais de 50 taças em uma rica galeria que vai de competições estaduais e nacionais até continentais.

Mas vivendo um processo de reestruturação após uma grave crise financeira que assolou o clube em 2016, o aurinegro tenta retomar o caminho das grandes conquistas.

No início da atual temporada, a equipe foi campeã da Copa Três Coroas, no Rio Grande do Sul, mas o último título de expressão aconteceu em 2015, com a Taça Brasil e Campeonato Catarinense.

Portanto, voltar a levantar o caneco da LNF após nove anos pode vir a ser a retomada do multicampeão Jaraguá.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger