Para os amantes do futsal, nada mais importa neste domingo (26). É o Jaraguá em uma final e nada mais.

De volta a uma grande decisão de competição nacional, o Aurinegro pode erguer a taça da Copa do Brasil, contra o Ceará, às 19h, na Arena.

Com o empate em 2 a 2 na ida, em Fortaleza, quem vencer no templo jaraguaense será o campeão e terá presença garantida na próxima Supercopa, que dá vaga à Libertadores.

Em caso de novo empate, a disputa vai à prorrogação. E se a igualdade persistir no tempo extra, o título será decidido nos pênaltis.

Lance do primeiro jogo | Foto: Fernando Ferreira/Ceará EC

Como se não bastasse a briga pelo caneco, a partida ainda terá um ingrediente a mais. A Arena Jaraguá terá a presença de público, pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19.

O clube conseguiu a liberação para usar até 20% da capacidade do ginásio e deve contar com o apoio de aproximadamente 1.500 torcedores.

Soma-se a isso a ansiedade de jogadores, comissão técnica e diretoria em recolocar o Jaraguá no caminho das conquistas após cinco anos.

Um conjunto de fatores que exige equilíbrio emocional para alcançar a glória neste domingo.

“É um momento importante para todo mundo, mas temos que ter muito cuidado para lidar com nossos sentimentos, porque precisamos ser mais frios, técnicos em quadra, além de jogar bem e vencer. Isso exige muita preparação mental. Estamos muito felizes que a torcida vai estar do nosso lado, que é um fator muito positivo para nós, e, ao mesmo tempo, mais um fator para lidarmos com essa emoção. Então estamos muito ansiosos para que dê tudo certo e possamos corresponder a expectativa de todos pelo título”, destacou o fixo e capitão Leco.

Ingressos e transmissão

Para quem ainda não garantiu ingresso, haverá venda neste domingo (26), das 14h às 18h, na loja Sport+ Uniformes, no bairro Czerniewicz. O valor é de R$ 40, com opção de meia-entrada por R$ 20.

Porém, só para quem tem a vacinação completa, com as duas doses ou dose única da Janssen.

Aos torcedores que não estão completamente imunizados é preciso apresentar exame negativo para Covid-19, o que deveria ser feito entre quinta (23) e sexta-feira (24).

O comprovante de vacinação ou teste negativo deve ser apresentado junto com o ingresso na entrada da Arena.

Vale ressaltar ainda que os torcedores terão que respeitar uma série de regras durante o jogo, como distanciamento de 1,5m entre os assentos e uso de máscaras.

Quem não puder ir ao ginásio, a final terá transmissão pelo canal do Youtube da CBFS TV.

Desfalques e retorno

O técnico Fernando Malafaia terá um reforço importante para decisão. Após quase três meses tratando uma lesão muscular, o pivô Dill está recuperado e volta a ser opção ao treinador.

“Estou me sentindo muito bem e a ansiedade está a mil. O Junior (fisioterapeuta) fez um trabalho excelente e agora é trabalhar, porque temos essa grande decisão. Estou muito feliz de voltar e tenho certeza que com o apoio da torcida vamos conseguir conquistar esse título”, afirmou Dill.

Dill volta ao time | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Com o retorno do pivô, Malafaia só não poderá contar com o fixo/ala Jhoy, e os alas Di Maria e Nenê, que não estão inscritos na competição.

Pelo fim do jejum

Um dos maiores campeões da história do futsal mundial, o Aurinegro está a poucos passos de encerrar sua maior seca de títulos na história.

A última vez que o clube levantou uma taça foi em 2016, quando bateu o Carlos Barbosa na Supercopa e garantiu vaga à Libertadores.

Coincidentemente, o campeão da Copa do Brasil se credencia a decisão da mesma Supercopa e pode dar fim ao jejum do multicampeão jaraguaense.

Motivação extra

O elenco do Jaraguá recebeu uma visita ilustre em um dos últimos treinos antes da decisão.

Na manhã de sexta-feira (24), o empresário Wander Weege, responsável pela construção do histórico e multicampeão time da Malwee, esteve na Arena para incentivar ainda mais os atletas.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Durante a palestra, ele falou da rica história do clube, da Arena e do peso da camisa aurinegra no cenário mundial, além, claro, de motivar os jogadores na busca pelo título da Copa do Brasil.

“Fiquei honrado em poder ver uma energia e vibração muito grande do time. Vale conferir, eles merecem. Além disso, temos a nossa grande Arena, que é exemplo global. Peço para que os torcedores venham à Arena, porque será o jogo do ano e estou torcendo fortemente pelo nosso Jaraguá”, disse o empresário, que ainda arriscou um palpite. “Vai ser 2 a 1 Jaraguá”, completou.

Como vem o Ceará

Vice-campeão da Copa do Brasil no ano passado, o Ceará volta a grande final da competição e quer surpreender o Jaraguá, em plena Arena.

O Vozão demonstrou não só no jogo de ida, mas durante todo torneio, que tem capacidade para conquistar o título.

Além do coletivo, o time cearense aposta na individualidade de alguns expoentes técnicos, como Domar e Levy, que já jogaram Liga Nacional.

“As expectativas são as melhores até por conseguir o empate dentro de casa, que tirou qualquer vantagem deles (Jaraguá) para decisão. Nos preparamos muito forte durante a semana para que possamos fazer um grande jogo”, disse Domar.

Para a decisão em Jaraguá do Sul, ainda há dúvida se o técnico Deividy Hadson terá o goleiro Léo e o ala Wepe, que já foram desfalques no duelo de ida.

Artilharia

5 gols – Jhony
3 gols – Eka
3 gols – Felipe
3 gols – Pesk
3 gols – Tiago Selbach
2 gols – Leco
2 gols – Pett
2 gols – Torres
2 gols – Ygor Mota
1 gol – Dill

Tabela

fase

04/05/21 – Pato 1×3 Jaraguá Futsal (saiba mais)
18h, no Ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco (PR)
Gols: Ygor Mota (2x) e Dill

18/05/21 – Jaraguá Futsal 3×3 Pato (saiba mais)
19h15, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Pett (2x) e Pesk

Oitavas de final

15/06/21 – Guarani 0×3 Jaraguá Futsal (saiba mais)
20h, no Ginásio Itapajé, em Frederico Westphalen (RS)
Gols: Pesk, Leco e Jhony

24/06/21 – Jaraguá Futsal 2×2 Guarani (saiba mais)
17h, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Jhony e Éder (contra)

Quartas de final

10/08/21 – Jaraguá Futsal 4×2 Umuarama (saiba mais)
19h, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Torres, Tiago Selbach, Jhony e Pesk

14/08/21 – Umuarama 2×3 Jaraguá Futsal (saiba mais)
16h, no Ginásio Amario Vieira da Costa, em Umuarama (PR)
Gols: Eka (2x) e Felipe

Semifinal

25/08/21 – Juventude 1×2 Jaraguá Futsal (saiba mais)
19h, na Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima, em Santarém (PA)
Gols: Felipe e Torres

29/08/21 – Jaraguá Futsal 5×1 Juventude (saiba mais)
18h, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Jhony (2x), Felipe, Tiago Selbach e Eka

Final

19/09/21 – Ceará 2×2 Jaraguá Futsal (saiba mais)
19h, no Ginásio Vozão, em Fortaleza (CE)
Gols: Leco e Tiago Selbach

26/09/21 – Jaraguá Futsal × Ceará
19h, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)