Um dos clubes mais tradicionais de Jaraguá do Sul, a Sociedade Caxias Sport Club está sob ameaça de perder sua sede histórica, localizada no bairro Santa Luzia. O espaço, conhecido por sediar partidas de futebol amador e eventos comunitários, teve parte de seu terreno arrematado em leilão por uma empresa privada, o que coloca em risco a permanência da entidade no local.
O caso ganhou visibilidade após a vereadora Natália Lúcia Petry (MDB) apresentar uma moção na Câmara Municipal, sugerindo que a Prefeitura Municipal viabilize uma permuta de terreno para preservar o clube.
A proposta busca que o município ceda outro espaço à empresa compradora, em troca da área do clube, garantindo assim a continuidade das atividades no local original.
“A entidade [Caxias Sport Club] corre o risco de ficar sem sua sede, prejudicando todos os moradores que se utilizam do local para o lazer da família”, alerta Natália.
Agora, a moção segue para análise do Executivo. Caberá à Prefeitura decidir se há viabilidade legal e interesse público para efetivar a permuta sugerida. Enquanto isso, a comunidade se mobiliza, esperando que a tradição da Sociedade Caxias Sport Club não se perca
História
Fundado em 1937, a Sociedade Caxias Sport Club teve seu primeiro campo construído em um terreno cedido pelo primeiro presidente Luiz Mafezzolli e foi inaugurado em um festival com os principais times de futebol da região, sendo que a partida de honra envolveu o Caxias contra o João Pessoa, que tornou-se seu maior rival.
Com o crescimento e o envolvimento da comunidade de Santa Luzia, o clube adquiriu, em 1967, o terreno de oito mil metros quadrados em que está até hoje.
Ao longo da história, o Caxias participou das principais competições de futebol amador de Jaraguá do Sul e conquistou cinco títulos municipais.