Técnico Fernando Ferretti acerta retorno ao Jaraguá Futsal após oito anos

Por: Lucas Pavin

06/01/2018 - 09:01 - Atualizada em: 13/04/2018 - 16:58

A novela envolvendo o novo técnico do Jaraguá Futsal chegou ao fim. Após longas negociações que se arrastaram por quase dois meses, o experiente Fernando Ferretti acertou sua saída do Sorocaba nesta semana e confirmou o retorno ao time jaraguaense depois de oito anos. O treinador de 63 anos chega para substituir Fio, que deixou o comando da equipe após o fim do Campeonato Catarinense do ano passado.

A negociação foi intermediada e concretizada pelo dirigente Carione Pavanello, amigo pessoal do técnico desde os tempos gloriosos da Malwee. “O Ferretti chega para resgatar ainda mais a confiança e credibilidade do clube. Ele vem para retribuir um pouco do que fizemos para carreira dele e nos ajudar muito com toda sua experiência no futsal para voltarmos a ser um gigante. Foi uma negociação tranquila por todos estes fatores e com certeza teremos o melhor treinador do país para comandar uma equipe muito aguerrida e competitiva neste ano”, disse Cacá. “É uma alegria muito grande voltar. Tão logo foi feito meu destrato com o Sorocaba, o Cacá me procurou e fez o convite. O Jaraguá não é uma equipe qualquer e sempre esteve em meu coração, onde eu e muita gente ajudamos a construir uma bela história. Então, o acerto foi bem fácil e posso dizer que estou voltando para casa”, declarou Ferretti.

O contrato será de uma temporada, mas a diretoria do aurinegro não esconde o desejo de ter o treinador por um longo período. “O Ferretti sabe da atual situação do clube e se colocou à disposição para realmente nos ajudar nesta reestruturação do Jaraguá. A princípio, o contrato é de um ano, mas como toda reestruturação leva tempo esperamos contar com ele pelas próximas temporadas. Pela sua vivência, experiência e competência no futsal, além de um currículo recheado de títulos, nos interessa que o Ferretti continue em Jaraguá por muito mais tempo”, destacou o presidente Marcio Haffemann.

Desde a saída de Fio, a alta cúpula do Jaraguá tinha uma predileção por um nome mais ‘cascudo’ para assumir o comando técnico, distante do perfil de treinadores emergentes que norteou as escolhas anteriores por Sergio Lacerda, João Carlos Barbosa ‘Banana’ e o próprio Fio. Com isso, o nome de Fernando Ferretti veio à tona, assim que o treinador tinha sua saída ventilada do Sorocaba, uma vez que a ligação entre o treinador e o aurinegro vem de longa data, além de contar com um prestigio de sobra com a torcida. “Treinando outros times e sempre recebi o carinho dos jaraguaenses, inclusive sendo aplaudido ao atravessar a quadra, quando comandava o Sorocaba. Isso me marcou bastante e me deixou muito orgulhoso. Então a alegria é enorme de saber que dessa vez vou estar ao lado da torcida, que sempre vibrou muito com a equipe nos bons e maus momentos. É uma torcida que será determinante nesta retomada que pretendemos fazer a partir de 2018”, enalteceu o novo treinador.

Foi em Jaraguá que Ferretti começou a construir o status de técnico mais vitorioso do país. Não é para menos. De 2001 a 2010, ele levou o clube aos principais títulos de sua história, conquistando quatro Ligas Nacionais, seis Libertadores da América, seis Taças Brasil, quatro Superligas, sete Campeonatos Catarinenses, além de outros troféus a nível nacional e estadual. Após sua saída em 2010, ele continuou sua carreira vitoriosa por outros clubes, recheando sua galeria com mais uma Liga Nacional pelo Santos, seu primeiro Mundial pelo Sorocaba, e outros títulos importantes, somados ao período como comandante da seleção do Paraguai e outras equipes como Joinville e Corinthians.

Agora, Fernando Ferretti volta ao Jaraguá com o objetivo de levar o clube a novos títulos e auxiliar a gestão neste processo de reestruturação, assumida pela atual diretoria desde o início de 2017. Ele será apresentado oficialmente no próximo dia 29 de janeiro, juntamente com os 17 atletas já anunciados do elenco para o início da pré-temporada. “Todos os treinadores são movidos a desafios. O momento (do clube) é muito parecido com o que eu vivi em 2001, quando cheguei em Jaraguá em um time de meninos, com pequeno investimento, e depois virou a Malwee. O que me anima é esse desafio de reconstruir o Jaraguá Futsal, junto com a diretoria, na esperança de que fique daquele tamanho outra vez ou ainda maior. Teremos uma equipe jovem e competitiva para tentar recolocar o Jaraguá no seu caminho de vitórias e títulos. Estou muito animado para ajudar o clube neste objetivo”, enfatizou Ferretti.

Novo patrocinador

A chegada do técnico Fernando Ferretti não foi a única novidade confirmada pela diretoria. Na tarde da última sexta-feira (5), o clube acertou um novo patrocínio para temporada. Trata-se da HLS Ferragens, que assinou contrato até o fim da atual temporada e terá sua marca estampada nas costas da camisa, acima do número. Este é o sexto apoiador fechado pelo aurinegro para 2018. Antes, já haviam sido anunciados a Rede de Postos Mime, jornal O Correio do Povo, Rancho Bom Supermercados, VêMais e Magnus.