A Fifa abriu investigação contra o técnico de Zâmbia, Bruce Mwape, por um suposto abuso sexual com uma jogadora da seleção durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que está acontecendo na Austrália e Nova Zelândia.
“Podemos confirmar que há uma reclamação em relação à seleção de Zâmbia e que está sendo investigada. Não podemos fornecer mais detalhes sobre uma investigação em andamento por motivos óbvios de confidencialidade”, declarou a entidade máxima do futebol ao ge.
“A Fifa leva qualquer alegação de má conduta extremamente a sério e possui um processo claro para qualquer pessoa no futebol que queira denunciar um incidente”, completou.
A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal The Guardian, que destacou em uma reportagem que fontes acusaram o treinador de passar a mão nos seios de uma jogadora depois do treinamento da última sexta-feira da seleção africana.
Bruce Mwape já foi acusado de abuso sexual antes mesmo do Mundial. O The Guardian publicou uma matéria com uma jogadora dizendo que “se o treinador quiser dormir com alguém, você tem que dizer sim”.
Ele comanda a seleção de Zâmbia desde 2018, quando ajudou a equipe a conseguir a classificação inédita para o Mundial deste ano. Inclusive, uma fonte alegou que a Federação de Futebol do país faz “vista grossa” com as denúncias de abuso, por conta de seu sucesso esportivo à frente da seleção feminina.