Vencer o Boston Celtics no TD Garden não é fácil e, na noite de quarta-feira (23), o Cleveland Cavaliers provou, mais uma vez, da força que o time de Brad Stevens tem no seu “puxadinho”. Em noite inspirada de Jayson Tatum, os Celtics venceram o Cavs de LeBron James por 96 a 83 e abriram 3 a 2 na série final da Conferência Leste da NBA. Com o resultado, o Boston fica a uma vitória de chegar à final da NBA, feito que não acontece desde 2010, quando a equipe celta foi derrotada pelo grande rival Los Angeles Lakers.

E o time de Stevens não sabe o que é perder diante de sua torcida em jogos de playoffs nesta temporada. São 10 vitórias consecutivas no TD Garden. Ao final da partida, a torcida celta deu o recado: “Celtics em seis” gritavam os torcedores.

A vitória que deu a vantagem ao Boston teve atuação de gala do calouro Jayson Tatum que, aos 20 anos, demonstra maturidade de quem está há anos na NBA.

O primeiro período dos Celtics foi avassalador já demonstrando toda sua força no TD Garden. Mas, os donos da casa contaram também com a colaboração do adversário que não demonstrou qualquer poder de reação nos primeiros minutos de partida. Resultado: 32 a 19 no primeiro quarto.

O segundo período seguiu no ritmo que o Boston queria, controlando o jogo e mantendo a vantagem que caiu em apenas dois pontos.

Na volta do intervalo, a mesma história, embora os Cavs tenham conseguido diminuir a vantagem em 10 pontos, os Celtics logo retomaram o controle da partida e guardaram 16 pontos de frente para o último quarto de jogo. Sem forças para reagir, como em todo o jogo, os Cavs pareciam apenas cumprir tempo de jogo e, no fim, nova vitória do Boston no período por 23 a 20 e triunfo do time de Brad Stevens.

Jayson Tatum foi o nome do jogo. Com a pontaria calibrada, o calouro chegou a 300 pontos em pós-temporada, o primeiro rookie do século a conseguir atingir essa marca. Além disso, o time de Brad Stevens voltou a ter uma marcação muito forte, depois de um jogo fraco neste fundamento em Cleveland.

Tatum terminou a partida com 24 pontos, seguido de Jaylen Brown com 17, Al Horford com 15 e Marcus Morris e Marcus Smart com 13 pontos cada. Horford ainda garantiu um duplo-duplo com 12 rebotes. Foram cinco jogadores celtas com mais de 10 pontos, o que mostra o quão potente é o jogo coletivo da equipe.

Pelo lado dos Cavs, LeBron James que estava visivelmente cansado, foi o cestinha com 26 pontos, conseguindo também um duplo-duplo com 10 rebotes. Além dele, apenas Kevin Love chegou aos dois dígitos de pontuação, anotando 14 pontos.

O jogo 6 ocorre na sexta-feira (25), às 21h30, horário de Brasília, na Quicken Loans Arena, em Cleveland. A partida terá transmissão da ESPN.