Taekwondo monta projeto para alavancar o esporte em Jaraguá do Sul

Por: Lucas Pavin

14/09/2017 - 20:09 - Atualizada em: 15/09/2017 - 22:38

Após a contratação da atleta da seleção brasileira e agora técnica Alessandra Trevisan, o taekwondo de Jaraguá do Sul aposta em outro fator para alavancar o esporte no município. Com um trabalho desenvolvido e iniciado há mais de 20 anos pelo IMA (Instituto Mestre Allan), a modalidade vem montando um projeto para buscar recursos através da Lei de Incentivo ao Esporte.

Sancionada em 2007, a lei permite que patrocínios e doações para a realização de projetos desportivos educacional, de lazer, de alto rendimento e paradesportivos sejam descontados do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas. Recentemente, o Jaraguá Futsal conseguiu aprovação junto ao Ministério do Esporte e agora o Taekwondo tenta seguir o mesmo caminho para auxiliar na estruturação do esporte na cidade. “Esse projeto alavancaria a questão de atendimento e amparo as crianças do nosso município. O futuro do esporte está atrelado a eles, podendo despontar novos talentos no cenário nacional. O taekwondo é um dos esportes que mais cresce no mundo, então seria de grande valia para nós a aprovação do projeto. Já temos a modalidade dentro de algumas escolas, mas nosso corpo docente é grande e poderíamos ampliar ainda mais essa demanda”, disse o mestre Allan.

—–

SAIBA MAIS:

Taekwondo ganha reforço de peso para conquistar espaço no cenário nacional

Técnica Alessandra Trevisan e mestre Allan | Foto Eduardo Montecino/OCP

Atualmente, Jaraguá do Sul conta com cerca de 100 alunos no IMA, 30 em polos e outros 70 nos projetos sociais, recém inaugurados na escola Waldemar Grubba e Holando Marcelino Gonçalves (Homago), que são coordenados por Alessandra Trevisan. Segundo ela, o projeto contempla diversos fatores como a compra de tatames, equipamentos de proteção, uniformes, custo da troca de faixa, participação em eventos estaduais e nacionais, entre outros. “Temos o local, as crianças, mas pouca estrutura. No Waldemar, por exemplo, não temos tatame e consigo alguns materiais que a IMA fornece. Ainda estamos fazendo os orçamentos, mas queremos fazer um projeto perfeito que englobe tudo e dê suporte as crianças para se ter o atleta da base ao rendimento, porque só treinando eles acabam desanimando”, destacou.

Além da capacidade técnica dos professores e os projetos sociais, a história do taekwondo em Jaraguá é outro ponto fundamental na tentativa de pleitear a liberação do projeto no Ministério do Esporte. “O IMA existe há mais de 20 anos e o mestre Allan foi quem começou o taekwondo aqui, ajudando no crescimento do esporte na cidade. Conseguir este projeto é poder dar um retorno que o taekwondo já fez por nós e poder passar para os nossos alunos para que eles consigam ter a oportunidade de continuar vivenciando uma arte marcial maravilhosa”, finalizou Trevisan.