Medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012 com a seleção brasileira feminina de voleibol, Tandara Caixeta anunciou sua aposentadoria das quadras.
Aos 37 anos, a oposta está afastada do vôlei profissional desde 2022, quando foi punida pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) por quatro anos pelo uso de ostarina, uma substância proibida da classe dos anabolizantes, associada ao ganho de massa muscular.
A suspensão se encerraria em maio de 2026, mas foi estendida até 2027 após a atleta participar do Campeonato Brasileiro Master no ano passado.
Além do ouro olímpico, Tandara conquistou o bronze no Mundial de 2014, três títulos de Grand Prix, um de Copa dos Campeões e um de Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara 2011. Na Superliga, defendeu equipes como Osasco, Sesc-Flamengo e Minas.
“Após anos dedicados a esta linda e apaixonante modalidade, chegou o momento de me despedir das quadras que me viram crescer, lutar e conquistar. […] Foram anos de muito trabalho, suor, emoções e, principalmente, amizades que levarei para toda a vida. Cada vitória foi um reflexo do esforço coletivo, cada derrota, uma lição aprendida”, diz um trecho do texto publicado pela ex-jogadora nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram