Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

STJD concede liminar e Wallace jogará decisões da Superliga após post sobre tiros em Lula

Foto: Agência i7/Sada Cruzeiro

Por: Lucas Pavin

12/04/2023 - 16:04 - Atualizada em: 12/04/2023 - 16:25

Nesta quarta-feira (12), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do vôlei concedeu medida liminar a Wallace e o oposto do Cruzeiro poderá jogar a reta final da Superliga Masculina.

O ex-jogador da seleção brasileira havia sido suspenso pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) por conta de um post com enquete no Instagram sobre tiros no presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Não vejo como afirmar que a participação do atleta por uma equipe, em competição organizada pela CBV, poderia ser entendida como função junto à Confederação, até porque seu vínculo é diretamente com o Clube. Além disso, em um tema de maior complexidade, e que deverá ser analisado oportunamente em julgamento de mérito, temos o princípio da autonomia constitucional que afeta as confederações desportivas brasileiras, tal qual a CBV”, afirmou Eduardo Affonso de Santis Mendes de Farias Mello, presidente em exercício do STJD do vôlei.

Com Wallace, o Cruzeiro faz o primeiro jogo da semifinal da Superliga neste sábado (15), às 21h, contra o São José dos Campos.

O caso

A polêmica iniciou no dia 30 de janeiro, quando Wallace postou fotos em um clube de tiro e abriu uma caixa de perguntas para os fãs. Um deles perguntou se o oposto daria um tiro no rosto de Lula e ele abriu uma enquete para saber se algum de seus seguidores faria isso.

Horas depois, o jogador do Cruzeiro apagou a publicação, mas diversos prints já haviam circulado na internet.

O Cruzeiro também havia suspendido o atleta por tempo indeterminado. A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Conselho de Ética do COB e à Confederação Brasileira de Vôlei a pena máxima prevista, com multa de R$ 100 mil e banimento do esporte.

O COB solicitou a abertura de processo junto ao Conselho de Ética e a CBV encaminhou o caso para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva da entidade.

Após a suspensão, Wallace se manifestou nas redes sociais e pediu desculpas, declarando que “não tinha intenção de incitar a violência”.

“Quem me conhece sabe que eu jamais incitaria violência em hipótese alguma, principalmente ao nosso Presidente. Então, venho aqui pedir desculpas, foi um post infeliz que eu acabei fazendo. Errei”, afirmou.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.