Em uma tarde histórica para a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, com o hall do Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi, sede da entidade esportiva, lotado, autoridades, técnicos, ex-presidentes, atletas e o público em geral, comemoraram os 30 anos da FME. A cerimônia ocorreu nessa quinta-feira (13) e foi marcada pelo corte de bolo, homenagens e apresentações artísticas.
“São três décadas de uma bela história. A FME transforma vidas através do esporte e leva o nome da nossa cidade para toda Santa Catarina e, também, para o Brasil. A FME é um orgulho para Criciúma”, destacou o prefeito Clésio Salvaro. O presidente da FME de Criciúma, Neto Uggioni, agradeceu as pessoas que fizeram parte da entidade nos 30 anos de história. “Quero agradecer a todos, sem exceção, que trabalharam desde o início da FME, em especial, a minha equipe, que atua de forma incansável. Daqui saíram grandes atletas e famílias que fizeram história no esporte a nível mundial”, ressaltou.
Homenagem ao primeiro presidente
Durante a cerimônia, o primeiro presidente da entidade, Vilson Reis (in memoriam), foi homenageado, em nome de todos os ex-presidentes. A condecoração foi recebida pela esposa Roselei Goulart Reis. “É uma emoção muito grande, passa um filme na cabeça lembrando das primeiras lutas, atletas e competições. Viajávamos o Estado inteiro para mostrar um pouquinho da FME”, mencionou Roselei.
Vilson criou importantes projetos esportivos em Criciúma: Campeonato Municipal de Futebol Amador, Campeonato Municipal de Bocha, iniciação esportiva em escolas, incentivou a organização do time profissional de futsal, idealizou o projeto Correndo para o Futuro, além de escolinhas de futebol nos bairros. O primeiro presidente da FME de Criciúma viabilizou, ainda, a lei nº 3.448, de 1997, que concedia bolsa de estudo ou ajuda de custo a atletas criciumenses.
Sobre a FME
A FME de Criciúma é uma entidade gestora do esporte vinculada à Administração Municipal e foi instituída em abril de 1993, como fundação pública, sem fins lucrativos. O órgão é responsável por gerir o esporte da cidade de Criciúma.
Ao longo dos 30 anos, a FME consolidou-se e, atualmente, está entre as 10 cidades do Estado de Santa Catarina que mais investem no esporte. A FME possui mais de 30 modalidades de rendimento, tendo 884 atletas cadastrados e 100 paratletas. A entidade esportiva possui o programa +Esporte +Futuro, que abrange 50 núcleos distribuídos em bairros do município, alcançando mais de 2,5 mil crianças, adolescentes e idosos. Além disso, o programa inclui projetos esportivos em escolas, caminhadas orientadas, recreação e lazer e Pedala Criciúma: Para Frente que se Anda (ciclismo).
A FME, ainda, é responsável pela gestão do Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, do Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, e do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, no bairro Santa Bárbara.
Conquistas e convocações importantes
A FME de Criciúma está entre os 10 municípios catarinenses na classificação geral das competições promovidas pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), sendo elas: Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Joguinhos Abertos e Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). A FME possui atletas e técnicos com premiações e convocações importantes. Recentemente, o time de futsal masculino de Criciúma conquistou o segundo lugar na Copa Mundo do Futsal Sub-21. A entidade conta, também, com atleta campeão mundial de jiu-jítsu, vice-campeão mundial de xadrez e treinadores convocados para representar o Brasil em competições internacionais.
Apresentações artísticas
Duas apresentações artísticas marcaram a tarde festiva de quinta-feira. A atleta profissional de futebol freestyle de Siderópolis, parceira da FME, Milena Amabile Marian, apresentou um número com sequência de embaixadinhas e manobras. A aluna da Escola de Tecido Aéreo Júlia Linemburg, parceira da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Isadora Cechinel, encerrou a solenidade com uma apresentação no hall do Ginásio Municipal.