Secretária da Secel comenta sobre cancelamento dos Jasc: “Sentimento de tristeza”

A notícia do cancelamento dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), na noite de quarta-feira (30), foi um baque para os dirigentes e atletas esportivos de todo Estado que aguardavam ansiosamente pela competição.

Em Jaraguá do Sul, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) já trabalhava no planejamento para participação no torneio.

Ao receber o comunicado da suspensão, a secretária Cleide Mosca concedeu entrevista ao OCP e lamentou a decisão. Porém, não se mostrou surpresa por conta da situação gerada pela pandemia do novo coronavírus.

“Assim como outros municípios e equipes esportivas recebemos a notícia com um sentimento de tristeza. Fica um vazio sobre as ações deste ano, nossos atletas e técnicos estavam esperançosos de poder participar desta importante competição”, disse.

“No entanto, estávamos cientes que isto poderia acontecer, pois estamos acompanhando dia a dia a situação da Covid-19 no Estado, inclusive temos levado nossos treinamentos com muita seriedade e cuidando muito em relação aos protocolos”, completou.

Dirigentes da Secel tinham esperanças na realização do evento | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Apesar da lamentação, Cleide entendeu a medida tomada pela Fesporte, que visa a segurança de todos os atletas, técnicos e dirigentes esportivos de Santa Catarina.

“Imaginamos que a Fesporte e o CED tomaram esta decisão pautados em muitos dados da Secretaria de Estado da Saúde e preocupados principalmente com a saúde e segurança dos catarinenses, pois não seriam apenas os atletas envolvidos, mas indiretamente os contatos entre os municípios poderiam agravar as médias diárias de casos e internações”, declarou.

Abalo as equipes

Se não bastasse a falta de jogos e campeonatos ao longo do ano em razão da pandemia, o cancelamento dos Jasc chega como mais um ponto desmotivador aos aletas e técnicos.

Grande parte desse grupo não parou suas atividades, buscando maneiras de manter sua performance para atuar em bom nível no maior evento poliesportivo estadual.

Mas aí veio o cancelamento, aumentando o sentimento de frustração entre todos os envolvidos.

Com isso, o principal foco das autoridades agora é manter a motivação das equipes e aguardar o posicionamento das federações esportivas sobre os campeonatos estaduais.

“Este ano é um aprendizado para todos nós, mas esperamos logo voltar a ver os sorrisos de nossos atletas e manter a excelência dos nossos resultados. É fundamental não esquecermos que precisamos nos preparar para receber e comemorar a edição histórica da 60ª edição do Jasc em nossa cidade, em 2021”, finalizou a secretária Cleide Mosca.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul